terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Senado Federal


Papaléo defende projeto que favorece municípios localizados em reserva ambiental do Amapá

Em pronunciamento na segunda-feira (15), o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) cobrou celeridade na aprovação do projeto de lei que institui o Plano de Desenvolvimento Regional dos Municípios do Entorno do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no Amapá (
PLS 107/04), em tramitação na Câmara.
O senador disse que a matéria, já aprovada pelo Senado, irá favorecer o desenvolvimento dos municípios abrangidos pelo parque e que atualmente encontram-se impedidos de explorar seus recursos naturais em virtude do rigor da legislação. A proposta é de autoria do senador José Sarney (PMDB-AP).
Papaléo explicou que a
Lei nº 9.985/00 - que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) -, embora tenha estabelecido critérios e normas rígidas para a criação e gestão das unidades de conservação, não previu incentivos ou compensações para viabilizar a preservação ambiental dessas reservas pelas populações locais.
O senador pelo Amapá informou que o parque do Tumucumaque atinge cinco municípios que têm a agropecuária e o extrativismo mineral e vegetal entre suas principais atividades produtivas. Segundo ele, a impossibilidade de explorar os recursos naturais existentes na região acaba afetando o desenvolvimento social e econômico dessas localidades.
Criado em agosto de 2002, o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque é a maior área de floresta tropical do mundo. Com aproximadamente 3,867 milhões de hectares, o parque representa 27% do território do estado do Amapá, os quais, somados a outros 4,4 milhões de hectares de áreas indígenas, parques e reservas biológicas e estações ecológicas, totalizam 58% de todo o estado.
Em aparte, o senador Gilberto Goellner (DEM-MT) manifestou apoio ao discurso de Papaléo Paes.

Leia o
pronunciamento na íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar