quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Sarney recebe relatório da Comissão sobre Mudanças Climáticas

O presidente da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas, senador Sérgio Souza (PMDB-PR) entregou nesta quinta-feira (22) ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o relatório final de atividades do colegiado. Além de destacar a realização de audiências públicas para debater o desenvolvimento sustentável do país, o relatório, que também será encaminhado ao governo federal, recomenda mais envolvimento da presidente Dilma Rousseff na condução da Rio+20, conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável, prevista para junho de 2012.
- Se a presidente Dilma não chamar a si a responsabilidade de trazer o maior número possível de chefes de Estado para discutir a economia verde na Rio+ 20, acho que podemos sofrer o constrangimento de sermos o país que lidera a discussão ambiental e mesmo assim não termos um evento à altura do que foi a Rio-92 - disse o senador após encontro com Sarney.
Sérgio Souza também disse que o Brasil precisa cobrar informações dos governos da Rússia, do Japão e do Canadá sobre o fato de não terem assinado a prorrogação do Protocolo de Kyoto, o conjunto de compromissos para reduzir as emissões de gases do efeito estufa que expira em dezembro de 2012. O relatório da comissão também pede que o governo Brasileiro exija maior comprometimento dos Estados Unidos, país que não é signatário do protocolo, em relação às ações voltadas a tratar das mudanças climáticas.
- Os Estados Unidos, sendo a maior economia mundial, pautam as demais economias e isso é um prejuízo para todo o planeta. Quando pensamos em mudanças climáticas, pensamos na vida do planeta como um todo e alguns países estão pensando primeiro em si para depois pensar no restante e isso é preocupante - disse Sérgio Souza.
O relatório aprovado no último dia 14 e produzido pelo relator da comissão, deputado Márcio Macedo (PT-SE) destaca ainda que o Brasil tem alcançado resultados positivos na redução da emissão de gases do efeito estufa.
- O Brasil não tem apenas cumprido suas metas, mas tem ultrapassado aquilo em que tem se comprometido - destacou o parlamentar.
Dentre os avanços do ano, Sérgio Souza destacou a aprovação, pelo Senado, do texto do novo Código Florestal (PLC 30/2011). Como foi modificado, o projeto do novo Código Florestal voltou para exame da Câmara dos Deputados.

Rodrigo Baptista / Agência Senado

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar