quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Senado lança Agenda Estratégica para aprimorar a gestão

Em reunião nesta terça-feira (20), a Comissão Diretora do Senado aprovou a Agenda Estratégica da Administração do Senado Federal, com as diretrizes básicas para o aprimoramento e a modernização da gestão administrativa da Casa. A agenda é um instrumento que visa aperfeiçoar a agilidade, qualidade e custos dos serviços prestados pela administração, além de profissionalizar a gestão da instituição. De acordo com a diretora-geral, Doris Peixoto, que apresentou a proposta, a idéia é elaborar um modelo administrativo com visão de longo prazo e que englobe todos os setores da Casa.
- Quando você atua com uma ferramenta de planejamento, a instituição inteira sabe o caminho que nós estamos seguindo e o que nós queremos atingir. O grande ganho da agenda estratégica é dizer a cada participante do processo a importância dele e a importância que o trabalho dele terá para atingir o objetivo comum - disse a diretora em entrevista à Agência Senado nesta quarta-feira (21).
Segundo Robson Neri, assessor técnico da Diretoria-Geral e um dos responsáveis pela elaboração da Agenda, conceitos atuais da administração pública têm norteado a atuação do Senado.
- São diretrizes e os grandes desafios para a administração do Senado Federal. Não estamos falando de meses, estamos falando de anos. Não é um projeto de uma gestão, mas um projeto institucional que vai trazer resultados também de curto e médio prazo - disse.
Para Doris Peixoto, implementar a gestão estratégica na administração pública tornou-se obrigação para todas as instituições, que devem se comprometer a aprimorar a qualidade do serviço prestado à população.  Esse planejamento de longo prazo contido na Agenda Estratégica está, de acordo com a diretora, em sintonia com a proposta de reforma administrativa em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
- A reforma administrativa tem como objetivo modernizar o Senado e promover o enxugamento de sua estrutura, mas o Senado continua com uma gama de trabalhos gigantesca, e por isso é importante que a ferramenta de planejamento seja cada vez mais usada e faça parte da consciência coletiva da instituição - disse a diretora-geral.

Ações

Junto com a Agenda Estratégica foi aprovada uma série de iniciativas e ações com foco não nos setores da Casa, mas nos processos. As ações foram definidas tendo por base o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública), resultado de iniciativas do Governo Federal para promover a gestão pública de excelência. Algumas também atendem a recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU) para o aprimoramento da administração do Senado
- Ao listarmos 44 iniciativas que já estão postas e já têm inclusive previsão orçamentária isso já se configura como um passo concreto. O que queremos é que todas as iniciativas agora recebam tratamento sistêmico. Que o funcionário do setor de compras, por exemplo, saiba que sua ação é estratégica e que portanto tem prazo e que precisa ser realizado como um todo - explicou Doris Peixoto.
Informatização do Processo Legislativo
Algumas das ações contidas na Agenda Estratégica já estão em prática no Senado como o Siga Brasil, sistema de informações sobre orçamento público; e a informatização do processo legislativo.
- Queremos avançar na informatização do processo legislativo reduzindo cada vez mais a impressão de papéis na Casa e a expectativa é de que no ano que vem já retornaremos às comissões sem Ordem do Dia impressa. São os avanços que o Senado está buscando cada vez mais - disse o 1º secretário do Senado, senador Cícero Lucena (PSDB-PB), após a reunião da Mesa que aprovou, nesta terça, a Agenda Estratégica da Administração do Senado Federal.
Entre as iniciativas estratégicas estão ainda a revisão do modelo de contratação de serviços; a elaboração e gestão de um plano estratégico de administração do Senado; a implantação do programa e-cidadania; além de colocar em prática a gestão corporativa de Segurança da Informação e o plano de incentivo ao desempenho dos servidores.

Rodrigo Baptista / Agência Senado

Veja também:

Veja a síntese da Agenda Estratégica da Administração do Senado Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar