segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Agenda da semana no Senado - 27/02 a 1º/03

Incentivos às exportações, à indústria da defesa e à construção de cinemas na pauta do Plenário 

Três Projetos de Lei de Conversão com prazo de vencimento no dia 8 de março trancam a pauta de votações do Senado nesta semana. De acordo com o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), o primeiro projeto (PLV 1/2012), cujo objetivo é fomentar as exportações, deve ser votado na próxima quarta-feira (29), e os outros dois, no dia seguinte. Romero Jucá lembrou que os projetos - resultantes de alterações em medidas provisórias - chegam ao Plenário com prazo de validade bastante curto e pediu aos senadores um esforço para sua discussão e votação. 

Exportações

O texto do PLV 1/2012 determina o repasse de R$ 1,95 bilhão aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios, em três parcelas iguais de R$ 650 milhões. Esses repasses, determinados na Medida Provisória 546/2011, já foram feitos nos meses de outubro, novembro e dezembro do ano passado. O objetivo é compensar perdas resultantes da isenção do ICMS a produtos exportados, mas não cobertos pela Lei Kandir. O rateio dos recursos foi feito de acordo com regras da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda. Cabe aos estados e ao Distrito Federal a prestação de informações sobre o aproveitamento dos créditos pelos exportadores.  

Defesa

Vinculada ao decreto que estabeleceu a Estratégia Nacional de Defesa (END), cujo objetivo é capacitar a indústria para que conquiste autonomia em tecnologias indispensáveis à defesa do país, a Medida Provisória 544/2011 criou normas especiais para compras, contratações e desenvolvimento de produtos e de sistemas de defesa.
A MP, que chegou ao Senado na forma do PLV 2/2012, dispõe sobre regras de incentivo à área estratégica de defesa, mediante a criação do Regime Especial Tributário para a Indústria de Defesa (Retid). Pelo regime proposto, ficam isentas do IPI, do PIS/Pasep e da Cofins as empresas estratégicas de defesa (EED) e as empresas que participem da cadeia de produtos estratégicos de defesa das EEDs. 

Café e cinema

O PLV 3/2012 cria o Programa Cinema Perto de Você, com o objetivo de ampliar, diversificar e descentralizar o mercado de salas de exibição cinematográfica no país. O programa prevê linhas de crédito e investimento para implantação de complexos de exibição e medidas tributárias de estímulo à expansão e à modernização do parque exibidor. A MP 545/2011, que deu origem ao PLV, também suspendeu a incidência da contribuição para o PIS/Pasep e Cofins sobre as receitas decorrentes da venda do café não torrado, exceto quando se tratar da venda ao consumidor final. 

Raíssa Abreu / Agência Senado

 
Confira a agenda das comissões na semana de 27/02 a 1º/03

Segunda-feira (27)

Relações Exteriores e Defesa Nacional

Direitos Humanos e Legislação Participativa

Terça-feira (28)

Violência contra a mulher

Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle



Desenvolvimento Regional e Turismo

Assuntos Econômicos

Quarta-feira (29)

Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática

Assuntos Sociais

Educação, Esporte e Cultura

Constituição, Justiça e Cidadania

Quinta-feira (1º)

Infraestrutura

Da Redação / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar