sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Marco Maia participa da III Conferência do G-20 Parlamentar

O encontro entre os presidentes do Parlamentos das maiores economias do mundo acontece de 24 a 26 de fevereiro em Riad, na Arábia Saudita
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT/RS), representará o Brasil na III Conferência de Presidentes de Parlamentos do G-20, que inicia no próximo dia 24 de fevereiro em Riad, capital da Arábia Saudita. Serão três os eixos centrais de discussões: Diálogo Global de Culturas; Energia e Desenvolvimento Sustentável; e Crise Financeira e seu Impacto na Economia Global. Sobre esse último tema, Marco Maia fará seu pronunciamento principal. O presidente da Câmara traçará um panorama da atual situação econômica mundial, reforçando que "em 2011 houve um novo enfraquecimento das economias avançadas e a constatação de que a recuperação permanecerá lenta por mais alguns anos, dada a complexidade dos desequilíbrios financeiro e fiscal europeus", prevê Marco Maia em seu discurso. "Neste contexto, a surpreendente novidade consiste no fato de que são os países emergentes que se transformaram no motor da economia mundial", defende Maia. O FMI prevê, para 2012, um crescimento do PIB das economias ricas de não superior a 1,2%, contra 5,4% dos países em desenvolvimento. Além disso, as estimativas do FMI dão conta de que os países emergentes responderão por 81,8% do crescimento mundial neste ano. Marco Maia levará ao mundo o exemplo brasileiro dos governos Lula e Dilma que combina altas taxas de crescimento econômico com distribuição de renda e redução da desigualdade social. "A política de aumento real do salário mínimo e o repasse dos ganhos de produtividade para os salários promoveram a capacidade de consumo da classe média. Desta forma, o crescimento foi sustentado pela ampliação do mercado interno, gerando um círculo virtuoso que permitiu ao país escapar dos efeitos negativos da crise financeira nos países ricos sem ameaçar a estabilidade macroeconômica", afirmará Maia. "É importante destacar, neste ponto, que todas as medidas adotadas pelo Brasil para enfrentar a crise econômica passaram pelo Legislativo, ou seja, não foram ações impostas de forma autocrática pelo Poder Executivo. Muito pelo contrário, resultaram de debates que envolveram as diversas forças políticas com suas posições econômicas, cujo resultado, além de positivo no campo econômico, reforçou o processo democrático no país", conclui o presidente do Parlamento brasileiro.

Encontros Bilaterais
Além das conferências principais, o presidente da Câmara brasileira terá compromissos de interesse do país. Um deles será uma reunião com o vice-presidente do Parlamento Europeu, o deputado austríaco Othmar Karas. E novamente haverá um encontro entre os representantes dos parlamentos dos países que pertencem aos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para tratar de políticas de desenvolvimento entre os emergentes.

Comitiva
Com o presidente Marco Maia, viajarão os deputados Jilmar Tatto (PT/SP), líderes do Partido dos Trabalhadores na Câmara, e Bruno Araújo (PSDB/PE), líder do Partido da Social Democracia Brasileira na Câmara.
Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar