segunda-feira, 30 de abril de 2012

Esclarecimento sobre tolices de alienado da mídia sobre Sarney



Cartas à Imprensa


Data:27.04.12
Veículo:O Globo e O Estado de SP

Minto, logo existo

... A verdade é que todo mundo mente, uns mais e outros menos, para o mal e para o bem, pelos mais diversos motivos, sentimentos e circunstâncias, é parte da condição humana. Mas quando alguém mente para si mesmo, como Sarney se acreditando um grande estadista de moral ilibada, ou Zé Dirceu...
Nelson Motta


ESCLARECIMENTO
Sobre despropósitos do colunista Nelson Mota

Sr. Editor,



Na edição de hoje, 27, como tem feito recorrentemente, o colunista Nelson Motta invoca o presidente José Sarney a propósito de qualquer despropósito e também, como sempre, de forma injusta e insultuosa. Desta vez alega que o presidente mente para si mesmo “se acreditando um grande estadista de moral ilibada”.  Para que a liberdade de imprensa e opinião não tenha mão única vale rememorar: 

No Senado, Sarney foi o autor da lei que garantiu aos portadores de HIV acesso gratuito a medicamentos de combate à doença. Foi também o primeiro parlamentar a propor cotas para negros nas universidades públicas, depois incorporada ao Estatuto da Igualdade e, ontem, garantida – e estendida a todas as universidades -  por unanimidade de votos do STF.  
Com a pioneira Lei Sarney, que antecedeu a lei Rouanet, abriu espaço para incentivo e financiamento de projetos culturais, que até hoje alcança e beneficia artistas e criadores brasileiros – Nelson Motta, inclusive.


Na presidência da República consolidou a volta à democracia que o povo pedia nas ruas. Legalizou todos os partidos políticos. Garantiu e ampliou a liberdade sindical.  Pôs fim a censura prévia. Convocou a Assembléia Nacional Constituinte, que redigiu a nova Constituição em clima de total liberdade. Com a nova Carta, garantiu eleições diretas e ampliou os direitos sociais e civis.
O governo Sarney criou o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e o Conselho Nacional das Pessoas com Deficiência, também os  ministérios da Reforma Agrária, da Cultura e da Ciência e Tecnologia. Instituiu o Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde, o SUDS, precursor do SUS que universalizou o atendimento médico no país.  O programa de distribuição gratuita de leite, avaliado na época pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a mais importante iniciativa na área de assistência governamental no mundo, chegou a beneficiar diariamente 8 milhões de crianças carentes. Ao final do governo, a mortalidade infantil caiu 30% e 10 milhões de crianças, gestantes e nutrizes recebiam suplementação alimentar.


Na esfera da luta por igualdade plena  criou a Fundação Palmares, referência nacional no debate e propostas para políticas públicas das populações afro descendentes no país.

  
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), abriu espaço para a grave questão do respeito e da proteção ao meio ambiente. Respondia pela articulação, coordenação, execução e controle da política ambiental.


Os trabalhadores foram beneficiados com o Vale Transporte – garantindo-se o direito de ir e vir sem comprometimento da renda – e o Seguro Desemprego, iniciativas que até os dias atuais são elencadas como grandes conquistas do trabalhador brasileiro.
Sarney criou a Secretaria do Tesouro e, para dar transparência às finanças públicas, o SIAFI -  vigente até hoje, é uma das mais importantes ferramentas no controle e acompanhamento de gastos públicos.  Assim, extinguiu-se a conta-movimento do Banco do Brasil, que permitia aos governos estaduais retiradas na boca do caixa, e foi unificado o orçamento da União.
Na política externa, Sarney reaproximou o Brasil da China e da então URSS, reatou as relações diplomáticas com Cuba, propondo inclusive o retorno da ilha para a Organização dos Estados Americanos.  Estreitou o diálogo com Argentina viabilizando a formação do MERCOSUL.
Presidente do Senado Federal por quatro vezes, Sarney também investiu na modernização da Casa.  É responsável pela criação do sistema de comunicação que ampliou a interação com a sociedade e imprimiu transparência aos atos administrativos e atividades de cada parlamentar. Hoje, além da TV, da rádio, da agência de notícias, do site e do jornal do Senado, a sociedade conta também com o Portal da Transparência – um dos mais completos dos três poderes –, que disponibiliza on-line todas as rotinas administrativas, gerenciais e financeiras do Senado.  



Fernando Cesar Mesquita

Secretaria Especial de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar