terça-feira, 29 de maio de 2012

CPMI do Cachoeira decide hoje à tarde se convoca governadores

Demóstenes Torres apresenta defesa hoje no Conselho de Ética e depõe quinta na CPMI.
A Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) que investiga as relações do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, decidirá hoje a partir das 14 horas se convocará os governadores Marconi Perillo (GO); Agnello Queiroz (DF) e Sérgio Cabral (RJ). Durante reunião administrativa em que serão votados requerimentos, a comissão também decidirá se quebra o sigilo da Delta Construtora Nacional. Será ainda escolhido o vice-presidente da comissão. Se convocado, Marconi Perillo terá que explicar a venda de uma casa de sua propriedade que envolveu recursos de Carlinhos Cachoeira. Sérgio Cabral teria que explicar sua relação próxima com o ex-dono da Delta, Fernando Cavendish. E Agnello teria que explicar o conteúdo de 70 gravações de telefonemas que ligam secretários do governo do Distrito Federal com Cachoeira ou seus assessores. 
Demóstenes
A partir das 9h30 de hoje, o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) é esperado no Conselho de Ética do Senado para apresentar sua defesa sobre as denúncias de que usou o cargo para beneficiar Carlinhos Cachoeira. A defesa deverá ser acompanhada pelos parlamentares da CPMI, onde também está previsto o depoimento de Demóstenes nesta quinta-feira, às 10h15. 
Outros depoimentos
Nesta quarta-feira (30), às 10 horas, a CPMI ouvirá o ex-diretor da empresa Delta no Centro-Oeste, Cláudio Abreu, que está preso. Ele é investigado por supostamente ser o principal operador de Carlinhos Cachoeira. Também estão marcados para amanhã os depoimentos das seguintes pessoas ligadas ao esquema de Cachoeira: José Olímpio de Queiroga Neto; Gleyb Ferreira da Cruz; Lenine Araújo de Souza; e Jayme Eduardo Rincón. Ontem, Lenine Araújo de Souza, apontado como contador da organização criminosa de Cachoeira, conseguiu liminar em habeas corpus preventivo no Supremo Tribunal Federal (STF), sob a alegação de que havia o risco iminente de ter seus direitos constitucionais violados no depoimento. A CPMI se reúne no Plenário 2 da Ala Alexandre Costa do Senado.

Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar