segunda-feira, 28 de maio de 2012

Saúde garante 2 milhões para Pedra Branca

Mais 2 milhões, fruto de emenda da deputada Fátima Pelaes (PMDB), foram garantidos pelo Ministério da Saúde, para Pedra Branca do Amaparí. A notícia foi confirmada na quarta-feira (23-05) em reunião entre a deputada, a prefeita Socorro Pelaes, os vereadores do município e a assessora especial do ministério, Iolanda Nascimento. “Esta emenda será fundamental para a melhoria da qualidade de vida do município”, afirmou Fátima Pelaes. Além de financiar o custeio da saúde do município, como a compra de medicamentos, esse orçamento deverá ser usado para ampliação e reforma da Unidade Básica de Saúde, leitos e equipamentos para maternidade, construção da academia da saúde e reforço do Programa Saúde da Família. “Vamos priorizar a melhoria do sistema como um todo”, disse a prefeita.

BR 210

A comitiva de Pedra Branca foi recebida pelo presidente do Senado, José Sarney. Entre os assuntos tratados eles pediram apoio para a pavimentação da BR 210 que irá beneficiar Pedra Branca, Serra do Navio e Porto Grande. “Há uma emenda de bancada para esta obra. É preciso articular junto ao DNIT a execução do projeto básico para darmos o primeiro passo para execução da obra”, disse a deputada. 
A prefeita informou das dificuldades que a falta de manutenção da BR está causando aos moradores locais. “Para ir a Porto Grande deveríamos gastar apenas uma hora e estamos gastando três por conta do estado da rodovia”. Sarney disse que dará prioridade a este assunto.


Mineração

Socorro Pelaes também pediu a Sarney apoio no caso da Compensação Financeira de Exploração Mineral (CEFEM), que deveria ser paga pelas duas empresas mineradoras instaladas na região. Segundo a prefeita, as empresas estão contestando em juízo a contribuição. “Temos uma grande extração de ferro e ouro na região. Tivemos um inchaço populacional por conta da instalação dessas empresas, por isso precisamos desses recursos para melhorar as condições de nossa cidade”, explicou a prefeita. O diretor-geral do Departamento de Produção Mineral, Sergio Dâmaso, que também esteve em audiência com a comitiva, disse que irá promover uma reunião entre o representante das duas empresas e a prefeitura. “Vamos ouvir as empresas e tentar chegar a um acordo”, disse. Ele também sugeriu a prefeita que firmasse um convênio com o DNPM para trabalharem juntos na fiscalização das empresas de mineração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar