segunda-feira, 25 de junho de 2012

"Abismos da democracia", tema do Fórum Senado Brasil 2012

Democracia - palestra 3 e 4

"Abismos da democracia", tema do Fórum Senado Brasil 2012

A volta de religiões, em suas variantes fundamentalistas; países sujeitos a alto índice de exclusão social; a tendência de se tratar problemas políticos como se fossem técnicos; a proliferação do terrorismo como reação antiamericana e frente à globalização. Estes são alguns dos vários aspectos que caracterizam o recuo na política, segundo o o cientista político Sergio Paulo Rouanet que trata do tema erm "Abismos da Democracia". Trata-se do tema de conferência da próxima segunda-feira (25.06) de "A democracia em tempos de mutações", ciclo de debates que inaugura o Fórum Brasil Senado 2012. O evento acontence todos os dias no Senado Federal até 7 de agosto, sempre às 18h30, no auditório do Interlegis, com a presença de renomados pensadores contemporâneos, brasileiros e estrangeiros. É aberto ao público e as inscrições podem ser feitas pelo site (http://www.senado.gov.br/senado/forumsenado2012/programacao.asp)
ou no local, com direito a certificado. Perguntas serão abertas ao público ou poderão ser feitas pelo twitter@senadofederal.

Sergio Paulo Rouanet é cientista político e ensaísta, pós-graduado em Filosofia e Economia. Diplomata de carreira, ocupou os postos de cônsul-geral e embaixador. Doutor em ciência política pela USP, é autor de "Os dez amigos de Freud". Nesta sexta-feira (22.06) será vez do físico e filósofo Luiz Alberto Oliveira compartilhar sua visão da democracia em tempos de mutação: "O homem caminha em direção ao inevitável Homo Civilis", aponta Oliveira sobre o tema da sua palestra. Para ele, há um novo homem, a partir das grandes mutações provocadas pela ciência e pela biotecnologia. É o que ele chama de "evolução da Evolução", a exigir uma nova relação com a política. O físico Oliveira é doutor em Cosmologia e pesquisador do Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica (Icra-BR), do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

Fórum Senado Brasil 2012

O ciclo de debates que investiga o tema da democracia em seus diferentes aspectos é o primeiro, de uma série, do Fórum Senado Brasil 2012. Trata-se de uma das atividades de comissão especial do Senado, instituída pelo presidente José Sarney, para fomentar a reflexão na Casa. Presidida pelo embaixador Jerônimo Moscardo, a comissão cuida da realização de seminários especiais que no decorrer do ano debaterão grandes temas da atualidade, como os desafios das democracias modernas, as crises financeiras, cultura e conhecimento na era da tecnologia.

Para o presidente Sarney, "temas como esses devem fazer parte da reflexão do Senado Federal. Para isso, vamos convocar grandes figuras da cultura universal e iniciar diálogos que possam alargar nossos horizontes e abrir os cenários do nosso futuro." O Fórum busca envolver o Legislativo e a sociedade brasileira, numa avaliação da primeira década do século XXI, como forma de se pensar o futuro.

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar