terça-feira, 26 de junho de 2012

Marco Maia avalia como positivo os resultados da Rio + 20

O objetivo do encontro é definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. O presidente da Câmara disse que o Parlamento se encarregará de fiscalizar o cumprimento das metas definidas na Rio+20

Eduardo Jardim
Presidente Marco Maia com deputados e Presidente do STF Ayres Britto na Rio + 20
Nesta quarta-feira (20), o presidente da Câmara, Marco Maia, participou da Abertura Protocolar da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, no Pavilhão 5, do Rio Centro. Na solenidade estavam presentes a presidenta da República, Dilma Rousseff, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, chefes de Estado e de Governo de diversos países. Marco Maia considerou positivos os resultados da Rio+20. Segundo ele, caberá agora aos parlamentos do Brasil e de todo o mundo fiscalizar as ações dos governos para que as deliberações sejam efetivamente colocadas em prática. “Para isso, vamos atuar de forma conjunta, trocando articulações e informações”, disse o presidente, em entrevista coletiva no Rio de Janeiro. Eleita, por consenso, como presidente da Conferência Rio+20, Dilma Rousseff afirmou que a concretização do desenvolvimento sustentável pode ser resumida em três palavras: crescer, incluir e proteger. "A tarefa que nos impõe a Rio+20 é desencadear um movimento de renovação de ideias e de processos absolutamente necessários para enfrentar os dias difíceis em que hoje vive ampla parte da humanidade. Sabemos que o custo da inação será maior que o das medidas necessárias", disse Dilma.  Sobre o documento final da Rio+20, Marco Maia afirmou estar contente com a participação do Brasil na sua elaboração. “É um documento que não agrada a todos, mas representa o que foi possível construir neste momento de crise econômica e financeira mundial que traz ainda preocupações e instabilidade”, avaliou. De acordo com o presidente, o resultado da Rio+20 foi positivo porque serão estabelecidas metas para os próximos anos no sentido de proteger o meio ambiente e estabelecer um desenvolvimento sustentável da economia mundial. Marco Maia lembrou que haverá reflexos da Rio+20 nos projetos que a Câmara irá aprovar sobre o tema ambiental e também na agenda de fiscalização do governo. “Vamos estar atentos no acompanhamento e na fiscalização das ações planejadas na Rio+20. É um compromisso assumido por mais de 80 Parlamentos. Queremos fiscalizar orçamentos, ações de investimento e as ações voltadas para o crescimento sustentável e para o desenvolvimento de políticas de proteção do meio ambiente”, completou.

Estande da Câmara dos Deputados

No início da tarde, o presidente Marco Maia visitou o estande oficial da Câmara dos Deputados na Rio+20, instalado no pavilhão 4, ao lado do espaço do Senado e do Supremo Tribunal Federal. Na chegada, Marco Maia encontrou o presidente do STF, Carlos Ayres Britto. “A Praça dos Três Poderes é aqui”, disse Ayres Britto. Durante todo o dia, cerca de cem deputados circularam pelo espaço da Câmara, que serve como base de apoio para todos os parlamentares brasileiros.
Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar