quinta-feira, 28 de junho de 2012

Região Norte concentra maior número de rotas de tráfico de pessoas


Dados da ONU foram apresentados ontem em CPI; rotas nacionais envolvem meninas adolescentes, enquanto internacionais incluem adultas

As regiões mais pobres do Brasil são as que apresentam a maior concentração de rotas de tráfico de pessoas. O Norte tem a maior concentração de rotas (76), seguido do Nordeste (69), do Sudeste (35), do Centro-Oeste (33) e do Sul (28).
As informações constam da Pesquisa sobre Tráfico de Mulheres, Crianças e Adolescentes para Fins de Exploração Sexual Comercial no Brasil, da ONU, e foram citadas pelo presidente da Fundação Interamericana de Defesa dos Direitos Humanos, Hélio Bicudo.
Ele participou ontem de uma reunião da comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investiga o tráfico de pessoas.
A pesquisa identificou 241 rotas de tráfico — 110 relacionadas com o tráfico interno (intermunicipal e interestadual) e 131 com o tráfico internacional.
— As rotas dirigidas a outros países visam sobretudo o tráfico de mulheres adultas.
As rotas domésticas têm como foco principal meninas adolescentes — explicou Bicudo.
Segundo ele, os traficantes raramente são apanhados porque, para isso, teriam que ser flagrados viajando com a pessoa (traficando). Muitas das vítimas são levadas pelos próprios parentes.
A presidente da CPI do Tráfico de Pessoas, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), defendeu a criação de uma legislação específica para combater o problema.
— Não basta tratar do tráfico de pessoas no Código Penal porque seria como se admitíssemos que o correto no enfrentamento seria apenas penalizar as pessoas que cometem o crime sem entender a necessidade de proteção das vítimas e da própria mudança cultural. Devemos apresentar a proposta de uma lei especifica.
O relatório final da CPI deve ser apresentado em agosto, pela relatora, Lídice da Mata (PSB-BA).

Jornal do Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar