quinta-feira, 21 de junho de 2012

Rio+20 entra em sua segunda etapa

Foto: Paulo Filgueiras

Mesmo com críticas o texto final deve incluir propostas debatidas com participação da sociedade durante os “Diálogos Sustentáveis”

De Cristiane Galvão, direto do Riocentro – RJ

Começou ontem o debate no Rio de Janeiro sobre o texto produzindo durante a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20. Se até agora não se conseguiu alcançar o texto ideal, o Brasil inaugurou prática que permite a toda a sociedade alguma participação. Durante quatro dias, no Riocentro, o público credenciado pode conferir os Paineis “Diálogos Sustentáveis”.  Foram dez temáticas escolhidas online por 63 mil internautas. Somadas às outras vinte sugestões da comunidade internacional - autoridades presentes às mesas dos painéis e platéia que compôs os debates –, representaram a voz da população mundial. Se serão discutidas e adotadas, assim como todo o documento de quarenta páginas que passa a ser discutido hoje (20), não sabemos. Mas o fato é que todos aqueles que estiverem presentes no Riocentro e participaram dos diálogos se sentiram parte da esperança e do sentimento mundial que aposta na mudança de paradigmas em busca do desenvolvimento sustentável. Parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal estiveram presentes e também participaram fazendo perguntas. Participaram das mesas especialistas de todo o mundo, secretários e ministros de meio ambiente de vários países e de diversos estados brasileiros, jornalistas, economistas, porta-vozes e representantes de todos os seguimentos envolvidos com as temáticas em âmbito mundial. No total, os dez Painéis consolidaram trinta sugestões, que entram no texto final da Rio+20, intituladas “O futuro que Queremos”.

Desenvolvimento Sustentável para o combate à pobreza

Estão subdivididas em: Desenvolvimento Sustentável para o combate à pobreza; Desenvolvimento Sustentável como resposta às crises econômicas e financeiras; Desemprego, trabalho decente e migrações; A economia do Desenvolvimento Sustentável, incluindo padrões sustentáveis de produção e consumo; Florestas; Segurança alimentar e nutricional; Energia sustentável para todos; Água; Cidades sustentáveis e inovação; e Oceanos. No Painel Desenvolvimento Sustentável para o combate à pobreza foram escolhidos: a promoção de educação em nível global, o incentivo a inovações comunitárias e a garantia de cobertura de saúde universal para erradicar a pobreza e atingir o desenvolvimento sustentável. Criar um tributo sobre transações financeiras internacionais para viabilizar um fundo verde responsável pela promoção de empregos e tecnologias limpas. Esta foi a proposta eleita pelos cerca de dois mil membros da sociedade civil que participaram do Painel Desenvolvimento Sustentável como resposta às crises econômicas e financeiras. As outras duas ficaram assim: Promover reformas fiscais que encorajem a proteção ambiental e beneficiem os mais pobres (escolha dos internautas) e fazer com que a sociedade civil se engaje e cobre dos governos as soluções adequadas para a implementação do desenvolvimento sustentável (mesa). Em Desemprego, trabalho decente e migrações, colocar a educação no centro da agenda de metas para o desenvolvimento sustentável foi a escolha online. No Painel: A economia do Desenvolvimento Sustentável, incluindo padrões sustentáveis de produção e consumo, as premissas ficaram assim: Eliminar progressivamente subsídios danosos e promover mecanismos fiscais verdes (votada pela internet) e Incluir danos ambientais no Produto Nacional Bruto e complementá-lo com índices de desenvolvimento social (voto da platéia). E promover compras governamentais sustentáveis em todo mundo como catalisador para padrões sustentáveis (mesa).

Fim dos desmatamentos no prazo de oito anos

Na discussão sobre Florestas o voto dos internautas foi pelo fim dos desmatamentos no prazo de oito anos, até 2020. Em voto conjunto com o público credenciado, presente ao auditório, a inclusão do item referente à promoção de ciência, tecnologia e inovação com objetivo de preservar as florestas. No debate: Segurança alimentar e nutricional: a escolha dos internautas foi: Promover sistemas de alimentação que sejam sustentáveis e que contribuam para a melhoria da saúde enquanto a platéia elegeu o desenvolvimento de políticas que encorajem a produção sustentável de alimentos direcionados a produtores e consumidores, a mesa que coordenou o Painel elegeu eliminar a subnutrição e a miséria ligadas à pobreza. Na discussão sobre energia sustentável para todos a platéia votou em estabelecer metas ambiciosas para avançar o uso de energias renováveis e os panelistas em escalonar investimentos para garantir acesso à energia igual para todos. Tomar medidas concretas para eliminar subsídios a combustíveis fósseis foi a escolha dos internautas.

Importância do planejamento e do gerenciamento integrado de água

No Painel 8, sobre Água, garantir o suprimento de água por meio de proteção da biodiversidade, dos ecossistemas e das fontes de água foi o voto online.  A platéia escolheu, apesar de se tratar de uma premissa um tanto “vaga” de acordo com os participantes, o direito à água. Já a mesa que coordenou o Evento conseguiu juntas três propostas numa só que ficou assim: Reforçar a importância do planejamento e do gerenciamento integrado de água e energia e uso da terra em todas as escalas com  a adoção de políticas mais ambiciosas para lidar com as necessidades de água e saneamento de uma forma segura e a inclusão do elemento cultural como cerne da definição de políticas hídricas.

Uso de dejetos como fonte de energia renovável

Em Cidades sustentáveis e inovação, painel coordenado pelo jornalista brasileiro André Trigueiro, ficaram definidas as seguintes metas: Promover o uso de dejetos como fonte de energia renovável em ambientes urbanos (decisão online), Planejar com antecedência a sustentabilidade e a qualidade de vida dos povos (decisão do público) e Promover o engajamento das comunidades locais (item dos palestrantes). No último Painel, Oceanos, evitar que os oceanos sejam poluídos por plásticos por meio da educação e da ação, representa um anseio de todos e foi compartilhado por todos os presentes. “todos nós queremos eliminar das nossas imagens aquela dos oceanos cobertos por lixo, essa foto a gente não quer mais”, desabafou um participante do Evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar