segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Interlegis recebe Fórum de Reitores das Universidades da Amazônia


Estratégias para o desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação na Amazônia serão discutidas, nesta terça-feira (28), no Interlegis, durante o Fórum de Reitores das Universidades da Amazônia. O encontro será presidido pelo senador João Capiberibe (PSB-AP) e tem como objetivo promover o desenvolvimento científico na região. Uma das ações propostas pelo fórum é buscar meios de atrair e fixar mestres e doutores na Amazônia. Atualmente, são menos de 4 mil atuando na região, de um total de mais de setenta mil no país.
- Vamos ouvir pró-reitores e reitores, sobre as dificuldades enfrentadas pelas universidades da Amazônia e definir estratégias de ação para supri-las – disse Capiberibe.
Participarão do debate os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e da Educação, Aloizio Mercadante; o coordenador da Regional Norte do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior (Forprop), Emmanuel Zagury Tourinho; o vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ennio Candotti; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva; a coordenadora de Capacitação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Beatriz Ronchi; o coordenador geral de Programas Estratégicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Manoel Santana Cardoso; e o superintendente da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Djalma Bezerra Mello. A abertura do evento está marcada para as 9h no auditório do Interlegis.

Agência Senado/ Soraya Mendanha

Um comentário:

  1. PROFESSORA MARLI MATIASSO NARDINO
    ESCOLA DEP. JOÃO CARLOS BATISTA
    ENSINO FUNDAMENTAL COM 1009 ALUNOS
    MUNICÍPIO DE NOVO PROGRESSO - PARÁ


    Parabenizo o debate, sua profundeza e urgência. Gostaria que este debate se estendesse para as secretarias regionais e municipais dos estados da região Amazônica, por estar ali os grandes interessados a ingressar nos cursos de pesquisas, o professor e o aluno, somos nós, os pesquisadores genuinamente brasileiro e Amazonenses NATOS, com sede de conhecimentos para garantir a existência da Amazônia. A Amazônia hoje está transformada em meros discursos de destruição, mas sem nenhum investimento para reverter esta situação, isto só será possível com a valorização educacional e científica com recursos tecnológicos e investir nos recursos humanos que aqui estão. É nestes dois RECURSOS HUMANOS que precisamos concentrar os investimentos voltado para a pesquisa cientifica, no professor da base que necessita de curso de graduação como Mestrado e posteriormente vá também graduar-se em Doutorado, por estar em suas mão o verdadeiro pesquisador, nosso aluno, que deverá transformar-se em pesquisador, NATO DA AMAZÔNIA, nas mais diversas áreas existentes no ambiente da região a tão discutida sustentabilidade, para que nossa Amazônia seja elevada não como pura e simplesmente extensão territorial mas, no valor ali naturalmente presente, valor rico, porém oculto para os brasileiros que aqui estão, não por negligencia mas falta de credibilidade e capacitação do recursos humanos aqui presentes que poderão contribuir e dar a resposta para o mundo com conhecimento e capacidade para discutir. Por tanto atuar é preciso, mas acreditar no professor que está na base é fundamental, prometemos abraçar a causa como educadores e tenham certeza não somos poucos, aqui estamos esperando a oportunidade e desde já aguardamos o chamado, e poderemos ir até onde necessário for a nível regional, se grupos forem formados e abertos os caminhos, bem como acreditar nos trabalhos das universidades que aqui se se fizerem presentes, estaremos prontos para a inversão da Amazônia que se faz necessário.

    ResponderExcluir

Acompanhe

Clique para ampliar