segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Governo capacita segunda turma de Parteiras Tradicionais do Amapá


O governador Camilo Capiberibe abriu nesta segunda-feira, 10, no auditório da Escola de Administração Pública (EAP), a segunda etapa do Curso de Aperfeiçoamento de Parteiras Tradicionais. A ação, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e Sociedade Amapaense de Pediatria, capacitará 30 parteiras com técnicas que aperfeiçoarão a atividade de partejar. O objetivo é a redução da morbimortalidade materna e infantil, além da valorização dos saberes tradicionais das parteiras e para a melhoria da saúde pública. Segundo o titular da Sesa, Lineu Facundes, o curso faz parte do PROAMAPÁ Saúde, iniciado no II Encontro Internacional das Parteiras Tradicionais do Amapá, quando 90 parteiras amapaenses, entre elas indígenas e quilombolas, foram capacitadas em maio de 2012. O treinamento encerrará na próxima sexta-feira, 14. "Essa qualificação permitirá a integração das parteiras à Rede Cegonha, do governo federal. Três pediatras e o mesmo número de enfermeiras ministrarão a capacitação", salientou o secretário Lineu Facundes. De acordo com a coordenadora do curso, Mariane Seabra, a metodologia utilizada no curso será de cunho lúdico e participativa, valorizando o saber empírico e a integração técnico-científica. Segundo ela, as parteiras beneficiadas pela capacitação são das regiões da Pedreira, Maruanum, Pacuí, Ariri e Ilha redonda.

Kit Parteira

Mariane Seabra explicou também que, no final, as parteiras receberão o kit que auxiliará a prática principalmente no interior do Estado. O kit contém vários itens como capa de chuva, toalha, estetoscópio, tesoura, material para curativo, guarda-chuva, lanterna, material de higiene e limpeza e outros instrumentos. A ordenadora destacou que o MS, através da Estratégia Rede Cegonha, custeou com os kits, cada um deles no valor de R$ 1 mil. Ela esclareceu também que serão entregues 20 kits, um por comunidade, e que a Sesa disponibilizou instrutores, alimentação, material de consumo, camisa, bolsa, um investimento de aproximadamente R$ 25 mil.

Reconhecimento e compromisso com a saúde

O governador ressaltou que a iniciativa faz parte do compromisso de sua gestão com a valorização das parteiras tradicionais. Para Camilo Capiberibe, o conhecimento das mulheres e homens que fazem os partos é essencial para a melhoria da saúde no Amapá. "Esse é um reconhecimento às parteiras tradicionais do Amapá, principalmente as que atuam nas comunidades isoladas do Estado. O conhecimento das parteiras é tradicional, mas estamos agregando novas técnicas para aprimorar a arte de partenejar, o que garantirá mais segurança para o bebe e para as mães", avaliou o governador. Retomada e reconhecimento da representante das parteiras
Conforme a Gerência de Valorização das Parteiras Tradicionais da Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (SIMS), ao todo são 1.567 parteiras tradicionais no Amapá, cerca de 10% desse número são "parteiros". A deputada Janete Capiberibe (PSB/AP) é a responsável pelo projeto "Parteiras Tradicionais do Amapá", entre 1995 a 2002. A representante das parteiras, Rosilda Nery, enfatizou que a iniciativa foi abandonada pelos governos anteriores, mas retomada pela gestão de Camilo Capiberibe. "Esse aprendizado é muito importante para nós, pois, aliado ao dom que Deus nos deu, fará com que façamos partos com mais segurança. Agradecemos o apoio do governador Camilo Capiberibe pela iniciativa", frisou Rosilda Nery.

Elton Tavares/Secom

Veja também:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar