segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Clécio Luís, do PSOL, é eleito prefeito de Macapá


Candidato é o primeiro prefeito eleito pelo PSOL em uma capital de estado.

Clécio Luís (PSOL) foi eleito prefeito de Macapá neste domingo (28). Com 100% das urnas apuradas, Clécio recebeu 101.261 votos (50,59% dos votos válidos). O adversário, o atual prefeito Roberto Góes (PDT), obteve 98.892 votos (49,41% dos votos válidos). A eleição foi apertada. A vitória de Clécio Luís só se confirmou depois da apuração de 99% das urnas, quando a diferença de votos não permitia mais a Góes alcançá-lo. Com a vitória de Clécio, o PSOL conquista a primeira prefeitura de uma capital. O vice-prefeito eleito é Allan Sales (PPS). O primeiro prefeito do PSOL, sete anos após o registro do partido, foi eleito no primeiro turno (Gelsimar Gonzaga, em Itaocara-RJ).  O novo prefeito de Macapá acompanhou a apuração na casa da mãe, ao lado de familiares. Depois de eleito, disse que fará a “reconstrução” de Macapá. “Faremos uma reconstrução de Macapá e vamos precisar de todo mundo. Vamos honrar cada oração proferida a nosso favor”, declarou. Segundo Clécio Luís, a nova administração vai precisar “de todo mundo”. “A mensagem é que nos vamos precisar de todo mundo, como diz a música do Beto Guedes. Vamos cumprir aquilo que nós falamos. Esse tempo é o tempo de resgatar a autoestima do povo e a confiança do povo na política, que não se dará só pelo prefeito, pelos políticos, mas também pela participação popular”, disse. Na manhã deste domingo, ao votar, o candidato listou suas prioridades como prefeito caso fosse eleito: “Nós temos um plano emergencial para os cem primeiros dias que contempla a saúde: colocar os postos de unidade de saúde para funcionar, comprar medicamentos e contratar mais médicos. Quem tem dor, quem está doente, tem pressa. Depois, voltar a limpar a cidade, a fazer coleta regular de lixo, reorganizar o transporte coletivo de Macapá com novos ônibus e itinerários. Arrumar a casa”, declarou.

Perfil

Clécio Luís, 40 anos, está no segundo mandato consecutivo como vereador de Macapá – o primeiro mandato pelo PT e o segundo pelo PSOL. Geógrafo por formação, foi policial civil e, aos 26 anos, secretário estadual de Educação da capital amapaense. Atualmente, é professor da rede pública e suplente do senador e colega de partido Randolfe Rodrigues.

Propostas


Clécio Luís apresentou um plano emergencial de cem dias para a cidade. Entre suas propostas, está a reforma das escolas, a construção de creche e a valorização do profissional da educação. No transporte público, promete adquirir ônibus novos e reformular trajetos, linhas, e melhorar as condições de acessibilidade dos ônibus.

Em relação a saneamento, propõe melhoria nas redes de água e esgoto, com aterro sanitário em consórcio com municípios vizinhos, além de coleta seletiva do lixo. Na saúde, promete concluir a construção do hospital metropolitano e ampliar o programa Saúde em Casa.

Campanha

A coligação de Clécio é formada por PV, PPS, PMN, PCB, PTC e PRTB. No segundo turno, ele recebeu apoio formal do PCdoB e de integrantes do DEM e do PTB. Também apoia o candidato, além do senador Randolfe Rodrigues, a ex-ministra e ex-senadora Marina Silva. O PSB, partido do governador Camilo Capiberibe, recomendou o voto em Clécio. Esse apoio rendeu críticas dos adversários do candidato do PSOL, que chegou a ser chamado de “candidato do Camilo” na propaganda eleitoral do outro concorrente, Roberto Góes. Pesquisa Ibope divulgada em 26 de outubro indica que 44% dos entrevistados classificam a administração do governador como ruim ou péssima.

Resultado final do segundo turno

Votos Válidos (excluindo brancos e nulos): 200.153 (96,66%)
Clécio Luís (PSOL): 101.261 (50,59%)
Roberto Góes (PDT): 98.892 (49,41%)

Total de votos: 207.064

Brancos: 2.133 (1,03%)
Nulos: 4.778 (2,31%)

Fonte: Portal G1
Foto: Priscilla Mendes / G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar