terça-feira, 23 de outubro de 2012

Sarney fala na Espanha do amigo e colega Jorge Amado



Presidente do Senado dá palestra por ocasião da celebração do Centenário do nascimento do escritor Jorge Amado

José Sarney nomeado diretor do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca


O ex-presidente do Brasil, atual presidente do Senado, acadêmico da Academia Brasileira de Letras (ABL) e da Academia de Ciências de Lisboa, José Sarney, foi figura de destaque nesta segunda-feira (22) no Simpósio "2012: Ano Jorge Amado In Memoriam", homenagem da Universidade de Salamanca (Espanha) ao Centenário de nascimento do escritor baiano, “mas com espírito universal”. O evento foi organizado pelo Centro de Estudos Brasileiros (CEB) da Universidade e pela ABL. Antes de seu discurso, descerrou placa comemorativa ao lado do embaixador do Brasil na Espanha, Paulo de Oliveira, do primeiro prefeito adjunto de Salamanca, Agustin Sanchez de Vega, do diretor da CEB, Gonzalo Gómez Dacal, e do diretor do hispano-brasileiro da Fundação Cultural, Rafael López de Andújar, com os dizeres:

"2012: Año Jorge Amado In Memoriam"
El Excmo. Sr. D. José Sarney,
Miembro de la Academia Brasileña de Letras,
Presidente del Senado Federal de Brasil,
dictó una conferencia sobre la figura y la obra del recordado baiano universal.

En Salamanca, a 22 de octubre de 2012"


"Estreito amigo durante toda a vida"

Durante a palestra, prevista para o “programa de estudos sobre grandes nomes literários brasileiros”, lembrou que, além de colega na Academia, foi "estreito amigo durante toda a vida" do casal Jorge Amado/Zélia Gattai. Aplaudido de pé pelos alunos, Sarney contou detalhes de sua convivência com o internacional escritor baiano. Revelou que, em seu governo, Jorge Amado ajudou o Brasil a negociar com o embaixador Jorge Bolaños o restabelecimento de relações com Cuba.


“Prisões e exílios”

Na sessão em homenagem ao Centenário de Jorge Amado no Congresso Nacional, no dia 6/10, José Sarney já havia navegado da infância do escritor à militância política, do estilo literário à preocupação social. Na ocasião, lembrou que Capitães da Areia, que trata da infância miserável, não foi bem recebido pelo regime de Getúlio Vargas. “Jorge, como eu, não gostava de Getúlio. Durante sua ditadura, sofreu prisões, viveu os primeiros exílios. Em novembro de 1937, praticamente toda a edição de Capitães da Areia foi queimada em praça pública”. Sarney contou ainda que, como presidente da República, convidou Amado para ser embaixador na França. "Ele preferiu não aceitar. Mas engrandeceu viagens oficiais que fiz. Testemunhei a consagração que os alunos da Universidade de Moscou lhe fizeram, as palmas intermináveis que assistimos com alegria”, recordou o ex-presidente. O presidente do Senado citou o universo de personagens marcantes que Jorge Amado criou: “Vejo entrar neste Plenário e na minha imaginação os mais de 5 mil personagens de Jorge Amado, todos eles presentes na nossa memória. Eles honram esta sessão, porque são eternos na memória do povo, na literatura brasileira.” Essas histórias e muitas outras, foram também, com maestria, compartilhadas por Sarney com os universitários de Salamanca.


Inauguração “Fundação Casa de Jorge Amado”

Após o evento, falando informalmente aos participantes, Sarney contou, também, da luta pela criação da “Fundação Casa de Jorge Amado”. Disse que “não só apoiou a criação”, durante a sua Presidência, mas que fez "questão de ir à inauguração. E, hoje, não há um baiano que não se orgulhe da Fundação Casa de Jorge Amado", comemorou. Autoridades presentes lembraram que, esta importante iniciativa do político e intelectual Sarney, não foi uma iniciativa isolada do ex-presidente. Na época em que estava no Palácio do Planalto, além da “lei de incentivo à cultura” e da criação do “Ministério da Cultura”, tomou outras providências importantes na área cultural, como o apoio à criação de várias outras fundações associadas a outros intelectuais. Sarney, com orgulho, lembra a este blog (por telefone) que, a fundação, plantada bem no coração do chamado “Centro Histórico” de Salvador, fica no “Largo do Pelourinho” e domina uma vista impressionante que nos remete aos personagens da obra de Jorge. Para Sarney, Jorge Amado sintetiza aquela imagem, aquele espírito que também se estende às outras realidades inspiradoras do interior da Bahia. Personagens que continuam vivos e eternos na memória do povo brasileiro, “dos mais de seus cinco mil [personagens] criados em romances e histórias”.

A Universidade de Salamanca é a mais antiga da Espanha, iniciada ainda sob influência dos mouros, concorrendo em precedência com as universidades de Bolonha, Itália, Sorbonne, de Paris, e Oxford e Cambridge, da Grã-Bretanha. A conferência foi transmitia via videoconferência para mais de duzentas universidades européias, obtendo grande repercussão.

Com informações da Agência Senado, da Assessoria do senador Sarney (Cláudia Fernandes) e da Comunicação da Universidade de Salamanca

Leia a palestra de Sarney na íntegra, clicando aqui.

Veja também:


Mais informações: 

Centro de Estudios Brasileños de la Universidad de Salamanca. 
Telf.: 923 294852      . 
Web: www.cebusal.es  


LA GACETA REGIONAL DE SALAMANCA



Clique na imagem para ampliá-la

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar