quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Catraieiros cobram medidas compensatórias



Em audiência pública realizada nesta terça-feira, 27, a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público escutou dos catraieiros que, após a inauguração da Ponte Binacional, as autoridades devem tomar providências para realocá-los nos mercado de trabalho. José Ribamar de Souza, da Cooperativa Mista Fluvial de Catraieiros de Oiapoque, afirmou que a classe não fo ouvida à época do planejamento da construção da ponte e espera contrapartidas. “Queremos ser aproveitados na atividade pesqueira, plantio de açaí e no turismo, para continuarmos sustentando nossas famílias”. Luiz Antônio Lobato da Silva, da Cooperativa de Pilotos Aquaviários e Turismo, asseverou que os compromissos firmados não foram cumpridos. “O governo não cumpriu seu papel”. Aguinaldo Rocha, prefeito de Oiapoque citou o temor social, causado pela eminente massa que ficará desempregada. “O principal é manter renda para os que ficarão desempregados”. O deputado federal Bala Rocha (PDT/AP), se solidarizou com a causa. “Centenas de famílias perderão renda. As autoridades devem tomar alguma atitude”

Alternativas

O ministro Santiago Mourão, do Ministério das Relações Exteriores, citou os investimentos feitos pelo Governo Federal na região, bem como as tratativas para facilitar o trânsito dos brasileitos na área. Eudes da Silva Carneiro, da Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, acalmou os trabalhadores e disse que o MTE investirá em qualificação para que os catraieiros sejam absorvidos pelo mercado de trabalho.

Ponte

Presente na reunião, o Secretário de Transporte, Sérgio La Roque, informou que o pátio e a cabeceira da ponte devem ser entregues no próximo dia 15 de dezembro. Já a ponte deve ser inaugura entre junho e dezembro de 2013, quando o trecho norte da BR 156 também deverá estar pronto.

Fonte: Gabinete do Deputado Federal Bala Rocha (PDT/AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar