quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Esclarecimentos sobre vídeo desatualizado compartilhado nas redes sociais



Tendo em vista a divulgação e o compartilhamento viral em redes sociais de um vídeo citando o Senado, tendo como conteúdo abertura do jornalista Renato Machado e comentário do jornalista Alexandre Garcia no telejornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo de Televisão, esclarecemos que:

- Trata-se de informação desatualizada, uma vez que o vídeo é datado de 2009.

- Atualmente, 2012, muitas dúvidas de jornalistas e demais cidadãos já estão disponíveis no Portal da Transparência do Senado e já são publicadas diariamente pelos diversos veículos de comunicação da Casa: Agência, Blog, Jornal, Rádio e TV Senado.

- A assessoria de imprensa institucional do Senado sempre responde todos os questionamentos com a maior celeridade possível.  Muitos são respondidos imediatamente, enquanto outros exigem pesquisa e levantamento de informações junto à Administração da Casa. Assim que ficam disponíveis, são repassadas ao jornalista que originou a demanda.

- O diálogo com jornalistas e cidadãos também se faz por meio de diversas redes sociais como Facebook, Twittter e Instagram, entre outras. Além dos perfis dos veículos citados, são exemplos o Alô Senado, e.Cidadania, Espaço Cidadão, o Você no Senado e o Jovem Senador.

- O Senado conta, ainda, com um Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), onde as demandas são formalizadas, tramitam como processo e seguem prazos legais, conforme prevê a Lei de Acesso à Informação (12.527/2011). Nesses casos, quando a informação não está disponível para acesso imediato, o prazo é de 20 dias, prorrogável por mais 10.

- A Ouvidoria do Senado, mais um canal de transparência e comunicação com o cidadão, está preparada para receber e dar o devido encaminhamento a reclamações, críticas e sugestões.

O Senado reafirma, portanto, sua postura de transparência e disponibilidade de acesso ao cidadão e à imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar