segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Fórum Senado Brasil 2012 lança DVDs e revistas do evento

A distribuição é gratuita, nesta quarta-feira.


Com o lançamento de dois Kits de DVDs com a reprodução das conferências, além de duas revistas do evento, o Fórum Senado Brasil 2012 – ciclo de debates sobre grandes temas da atualidade – encerra suas atividades deste ano. O material será distribuído gratuitamente aos interessados nesta quarta-feira, na Biblioteca do Senado Federal, às 18 horas. Com participação de renomados pensadores contemporâneos, brasileiros e estrangeiros, o fórum foi promovido pelo Senado Federal, no decorrer do segundo semestre de 2012. Iniciativa do presidente José Sarney, preocupado em resgatar o papel de reflexão da Casa, contou com 14 palestras no período e grande receptividade de público. Sob o mote "avaliar a primeira década do século XXI, como forma de se pensar o futuro", foi inaugurado pelos debates "Democracia em tempos de mutações". 


"Lucidez" 

"É uma iniciativa pós-democratização da informação, arrisco dizer tratar-se da democratização da lucidez – espaço de socialização de idéias e conhecimento de vanguarda", apontou um dos participantes, em avaliação do evento. "O Senado precisa continuar com esses encontros geniais", desejou outro participante. "O conteúdo gerado a partir das palestras merece ser editado e amplamente divulgado", sugeriu outro participante. As avaliações foram editadas em fac-símile, ao final da primeira revista sobre o fórum "Registros de um pensar sobre a democracia". "Brasil – construção permanente" foi o outro ciclo desenvolvido, trabalhando temática brasileira e universal. 


Sob a liderança do embaixador Jerônimo Moscardo, o evento envolveu o Legislativo e a força reflexiva de cidadãos, mundo acadêmico e intelectual. "O Parlamento brasileiro reflete, e sempre refletiu, o que há de mais avançado em matéria de pensamento na sociedade de seu tempo", avalia o presidente Sarney sobre a realização dos ciclos de debates. E é essa a perspectiva que vem sendo concebida pelo presidente desde a edição – no biênio 1995/96 de sua presidência na Casa – da obra coletiva "Livro das Profecias: o Brasil no Terceiro Milênio", assinada por 80 intelectuais brasileiros. O Fórum Senado Brasil 2012 veio dar seqüência a esse projeto. 


O primeiro ciclo reuniu no Senado - sob o auxílio dos organizadores filósofo Adauto Novaes - o professor Helton Adverse, da UFMG; o professor Frédéric Gros, da Universidade Paris-Est Créteil; o professor Vladimir Safatle, da USP; o professor Eugênio Bucci, da USP; o professor Renato Lessa, da UFF; o professor Franklin Leopoldo e Silva, da USP; o acadêmico Sergio Paulo Rouanet; o professor Luiz Alberto Oliveira, do CBPF; o professor Charles Girard, da Universidade Sorbonne; o professor Francis Wolff, da École Normale Supérieure de Paris; o professor Renato Janine Ribeiro, da USP.  O segundo ciclo reuniu no Senado Federal - sob o auxílio dos organizadores Leonel Kaz e Nigge Lodi – o professor Benilton Bezerra, da UERJ; o professor Francisco Carlos Teixeira, da UFRJ; e o professor Auterives Maciel, da PUC. O evento contou com a parceria e o apoio das universidades UDF, Upis e Unieuro.

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar