quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Fórum Senado Brasil lança DVDs e livros sobre conferências



O Fórum Senado Brasil, ciclo de debates sobre temas da atualidade com a participação de renomados pensadores contemporâneos, concluiu as atividades deste ano com o lançamento, nesta quarta-feira (28), de uma coleção de DVDs que reúne as 14 conferências do evento e de dois livros sobre as atividades desenvolvidas. Na cerimônia de lançamento, realizada na Biblioteca do Senado, o presidente da comissão especial organizadora do fórum, embaixador Jerônimo Moscardo, destacou a necessidade de "pensar o Brasil", sublinhando o protagonismo do Senado nesse processo.
- É necessário trazer o pensamento e a reflexão para que o Senado não seja somente uma Casa de revisão, mas uma Casa de sabedoria e reflexão - disse.
O Fórum Senado Brasil foi realizado no segundo semestre deste ano por iniciativa do presidente do Senado, José Sarney, com a finalidade de resgatar o papel de reflexão da Casa. Em seu primeiro ciclo de palestras, o fórum recebeu o professor Helton Adverse, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); o professor Frédéric Gros, da Universidade Paris-Est Créteil; o professor Vladimir Safatle, da Universidade de São Paulo (USP); o professor Eugênio Bucci, da USP; o professor Renato Lessa, da Universidade Federal Fluminense (UFF); o professor Franklin Leopoldo e Silva, da USP; o acadêmico Sergio Paulo Rouanet; o professor Luiz Alberto Oliveira, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF); o professor Charles Girard, da Universidade Sorbonne; o professor Francis Wolff, da École Normale Supérieure de Paris; e o professor Renato Janine Ribeiro, da USP. No segundo ciclo foram ouvidos o professor Benilton Bezerra, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); o professor Francisco Carlos Teixeira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e o professor Auterives Maciel, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar