quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Jari Celulose será monitorada por subcomissões e Grupo de Trabalho da Câmara



A ameaça de suspensão das atividades por um período de 10 meses, anunciada pelo Grupo Orsa, põe em risco os empregos de 1.537 trabalhadores da indústria e duas subsidiárias


Deputados da Bancada Federal do Amapá das Comissões da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional e da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público vão criar subcomissões para acompanhar e buscar soluções à ameaça de suspensão das atividades da Jari Celulose, contralada pelo Grupo Orsa, no Vale do Jari. Um grupo de trabalho vai congregar os parlamentares, gestores públicos municipais, estaduais e federais, representantes da empresa e do sindicato para traçar iniciativas de solução. Os parlamentares vão oficiar pedidos de informação ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) sobre o financiamento de R$ 145 milhões à Jari Celulose; e ao presidente do Grupo Orsa, Sérgio Amoroso, sobre os objetivos do plano de modernização da planta instalada no Vale do Jari. A ameaça de suspensão das atividades por um período de 10 meses, anunciada pelo Grupo Orsa, põe em risco os empregos de 1.537 trabalhadores da indústria e duas subsidiárias, além de 6 mil empregos nas empresas prestadoras de serviço na cadeia produtiva da celulose. Segundo o Sintracel (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Celulose, Papel, Pasta de Madeira para Papel, Papelão e Cortiça dos Estados do Pará e Amapá) cerca de 100 mil pessoas terão sua renda afetada, já que 70% das vagas de emprego e 50% do PIB de Laranjal e Vitória do Jari dependeriam da atividade.

Empregos

O esforço conjunto dos estados do Amapá e do Pará para incentivar o desenvolvimento na região e garantir políticas públicas eficientes foi lembrado durante a audiência pública em Brasília. Segundo os dados do CAGED/MTE, foram gerados 5 mil 709 novos empregos, de janeiro até outubro deste ano. Crescimento de 8,4%, enquanto a média nacional é de 4,46%. Em 2011 houve um saldo de 7 mil 604 empregos novos; crescimento de 12,47%, enquanto a média nacional foi de 5,47%. A Bancada planeja realizar outra reunião, dia 7 de dezembro, às 19 horas, no Ginásio da Praça de Laranjal do Jari, reunindo trabalhadores, lideranças políticas e sindicais e empreendedores locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar