quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Versões históricas dos Relatórios da Presidência do Senado já estão disponíveis ao público



O presidente do Senado, José Sarney, anunciou em Plenário, nesta terça-feira (20), que foi finalizado o processo de digitalização do acervo do Relatório Anual da Presidência, o detalhamento de todas as atividades do Senado realizadas durante o ano. A partir de agora, estão disponíveis para acesso os documentos produzidos desde 1830.
- É uma grande contribuição que acabamos de dar a todos aqueles que se interessam por história e a todos os pesquisadores da história legislativa do Brasil – disse.
Segundo Sarney, com a digitalização, fica garantida “a mais ampla acessibilidade possível aos relatórios da Presidência”, num trabalho feito por ação da Secretaria Geral da Mesa, da Secretaria Especial de Editoração e Publicações e da Secretaria de Arquivo e da Biblioteca do Senado, com o intuito de sistematizar e modernizar a oferta de informações disponíveis, até mesmo buscando cumprir as exigências da Lei de Acesso à InformaçãoSão mais de 70 volumes de documentos históricos digitalizados em versão fac-similar, ou seja, com imagens dos relatórios produzidos ainda no Senado Imperial até os dias atuais. Entretanto, a Casa não possuía a totalidade da produção, o que exigiu intensa pesquisa feita nas bibliotecas do Senado, da Câmara e Nacional, além de outros acervos do país. Mesmo assim, não foi possível encontrar todos. Em alguns anos, simplesmente não houve a edição. Portanto, estão digitalizados os relatórios anuais de 1830 até 1998, em versão fac-similar, copiados muitas vezes de alguma obra rara ou de exemplar único. A partir de 1999, o Senado já oferecia à sociedade uma versão detalhada e de fácil pesquisa.
Para ter acesso aos relatórios, o leitor deve clicar em Atividade Legislativa-Resenhas e Relatórios, ou pelo link www.senado.gov.br/atividade/resenha.

Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar