terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Comunicação do Senado contesta informações publicadas por O Globo

A assessoria de imprensa da Secretaria Especial de Comunicação Social enviou nota ao jornal O Globo contestando reportagem publicada no último domingo (16) sobre  compra de computadores que teria ocorrido acima do preço de mercado. A nota esclarece que, conforme pesquisa técnica, o processo de aquisição do Senado chegou a um custo de aproximadamente 85% do preço de mercado e não 150%, como afirma a reportagem. A nota esclarece também que o jornal foi informado sobre a disponibilidade de todas as informações pertinentes nos portais www.senado.gov.br/transparencia e www.comprasnet.gov.br.  

Leia a íntegra:

"Informamos que não procedem as informações da reportagem “Senado comprou computadores por preço 50% maior”, de autoria do jornalista Chico de Góis, publicada pelo jornal O Globo no último domingo, 16 de dezembro.

Conforme previamente informado ao repórter em nota enviada na sexta-feira (14), a comparação de preços entre produtos de tecnologia da informação sem minucioso detalhamento leva a resultados incorretos, uma vez que computadores de mesma marca e modelo sofrem grandes variações de custo em virtude de suas configurações.

Apesar do alerta, foi publicado texto comparativo sem a indicação das especificações consideradas e que evidencia desconhecimento do assunto pelo autor.  Tanto o edital com o termo de referência quanto a proposta da empresa vencedora haviam sido encaminhados ao jornalista, embora já disponíveis em portais de transparência,  para facilitar pesquisa de preço e permitir apuração mais profunda.  A configuração exigida em edital é específica para atender as necessidades do Senado e não corresponde a um modelo comercial.  Tendo em vista a gravidade da acusação, sem a citação das referências usadas, solicitamos o detalhamento da pesquisa realizada pelo jornal, incluindo equipamento usado como parâmetro, preços e fornecedores.

A compra das estações de trabalho pelo Senado seguiu rigorosamente todo o rito licitatório legal. Uma das etapas do processo, a pesquisa de preços de mercado, realizada por setores técnicos da Casa para essa configuração, resultou em estimativa de custo unitário de R$ 3.408,13 (três mil, quatrocentos e oito reais e treze centavos).  A proposta vencedora foi de R$ 2.879,00 (dois mil, oitocentos e setenta e nove reais), aproximadamente 85% do preço de mercado verificado na pesquisa. A licitação foi realizada publicamente por pregão eletrônico para registro de preços, com pelo menos seis empresas concorrentes, sem ocorrência de questionamentos ou pedidos de impugnação.  O primeiro lote previsto no edital, de 1500 máquinas, visa substituir unidades com oito anos de uso, adquiridas em 2005, já defasadas e sem possibilidade de manutenção, em virtude da escassez de peças compatíveis.

Além de informação incorreta, o jornal omite de seus leitores importantes informações prestadas pelo Senado. Ao contrário do trecho “não informou, apesar da solicitação do GLOBO, quantos e quais foram os participantes do pregão eletrônico nem o preços cobrados por eles”, a nota enviada pela assessoria de imprensa explicou que “todas as informações relativas ao pregão nº 168/2012, como especificações, empresas participantes e preços, são públicas e estão disponíveis nos portais da Transparência do Senado(www.senado.leg.br/transparencia) e de compras do Governo Federal Comprasnet (www.comprasnet.gov.br)”.  A opção pela divulgação dos dois endereços, e não sua omissão, seria a mais adequada a um jornal, especialmente em reportagem que se pretende fiscalizadora."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar