quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Sarney concede Ordem do Mérito a ministros e servidores do Senado


O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Ari Pargendler, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Raimundo Carreiro, a diretora-geral do Senado Doriz Peixoto e a secretária-geral da Mesa do Senado Claudia Lyra foram agraciados nesta quarta-feira (19) com a Comenda da Ordem do Congresso Nacional, a mais alta condecoração do Legislativo brasileiro. A comenda, criada para homenagear personalidades e instituições nacionais ou estrangeiras dignas do especial reconhecimento do Poder Legislativo, foi concedida pelo presidente do Senado, José Sarney, grão-mestre da Ordem. Carreiro e Claudia Lyra já haviam sido agraciados anteriormente e foram promovidos nesta quarta ao grau de Grande Oficial. Já Pargendler e Doris Peixoto foram admitidos, respectivamente, nos graus Grande Oficial e Comendador.

Reconhecimento

Ao entregar a insígnia e o diploma da Ordem aos agraciados, o presidente do Senado disse que a homenagem representa o reconhecimento do Congresso pelo trabalho prestado ao país. Sobre os agraciados, Sarney destacou que Pargendler, à frente da presidência do STJ, colaborou na promoção de maior aproximação entre Legislativo e Judiciário. Assinalou que Carreiro, ex-secretário-geral da Mesa do Senado, continua ajudando a Casa e o país no Tribunal de Contas da União (TCU). Disse ainda que a homenagem a Claudia Lyra e Doris Peixoto é acima de tudo um reconhecimento de seus méritos por todos os servidores.
- Essa homenagem às duas grandes colaboradoras da Casa é um reconhecimento de todos os funcionários por seus serviços prestados à pátria – disse Sarney.

Agradecimentos

Ao agradecer em nome dos homenageados, Pargendler disse que a honraria é ainda maior por ter sido concedida pelo presidente Sarney.
- É a maior honraria que jamais pudemos receber e almejar, especialmente, por se tratar de um reconhecimento de Sarney das virtudes das pessoas a serviço de nosso país – disse.
Para a diretora-geral do Senado, o reconhecimento se estende a todos os colaboradores e servidores da Casa.
- O que me deixa mais feliz é saber que os servidores do Senado são reconhecidos. O presidente Sarney, nesse momento em que se despede da presidência, tem agido no sentido de reconhecer o trabalho dos servidores, dizer da importância da carreira do Senado e também da qualidade dos servidores que compõem o quadro funcional dessa Casa – disse Doris Peixoto.
Ao deixar a cerimônia, Claudia Lyra definiu a homenagem como um momento especial em sua vida.
- Com essa condecoração, por meu intermédio, estão sendo homenageados todos os servidores da Casa. Porque a Secretaria Geral da Mesa, sozinha, nada realiza. Ela faz um trabalho de equipe e sem as valiosas parcerias com outros setores da Casa não chegaríamos a um bom trabalho. É uma honra receber essa comenda. Jamais a esquecerei.

Ordem

Criada por meio do Decreto Legislativo n° 70, de 1972, a Ordem do Congresso Nacional possui um conselho, composto por 11 senadores e 11 deputados, que analisa as solicitações de ingresso. Seu grão-mestre é o presidente do Senado, e seu chanceler é o presidente da Câmara, sendo ambos grão-colares, a mais alta classe entre as seis que compõem o grupo, que incluem: grã-cruz, grande oficial, comendador, oficial e cavaleiro.

Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar