quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Sarney diz que não há mais tempo para votar o FPE



O presidente do Senado, José Sarney, entende que não há mais tempo para o Legislativo votar novas regras de distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Ele acredita também que os estados não serão prejudicados com o adiamento para 2013 da votação da matéria.
- Eu acho que a essa altura não dá mais tempo votar o FPE. Ontem à noite nós votamos toda a pauta que estava aqui em nossa agenda. E já existe uma decisão do TCU (Tribunal de Contas da União) determinando que no próximo ano seja feita a distribuição da mesma maneira que foi feita este ano – afirmou Sarney.
Parecer jurídico encomendado pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ) e lido, nesta segunda-feira (17), no plenário do Senado, pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), afirma que a distribuição dos cerca de R$ 70 bilhões do FPE em 2013 deve seguir as mesmas regras adotadas em 2012. O fundamento do parecer é o de que, anualmente, o TCU encaminha ao Banco do Brasil – instituição financeira responsável pelo repasse do dinheiro – os coeficientes de cálculo para as cotas de distribuição do fundo. Esses índices precisam ser encaminhados ao banco até 31 de dezembro a fim de serem aplicados no ano subsequente. Dessa forma, o TCU encaminhará o cálculo para 2013 até 31 de dezembro deste ano – ainda dentro do prazo de vigência da Lei Complementar 62/1989, que, de acordo com o Supremo Tribunal Federal, perde a validade até o dia 31.

Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar