quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Senado inaugura exposição sobre modernização nas gestões de Sarney



Foi inaugurada nesta terça-feira (18), a exposição “Modernidade no Senado Federal - Presidências de José Sarney”, composta por 76 painéis que tratam das ações, iniciativas e avanços tecnológicos em que Sarney esteve à frente da Mesa Diretora da Casa. A mostra, com foco na transparência e cidadania, está dividida em três partes: Comunicação para Todos; Modernidade no Processo Legislativo; e Transparência na Administração. Na solenidade de abertura, realizada no início da noite, Sarney elogiou o quadro de profissionais do Senado, segundo ele, o melhor do funcionalismo público do país.
- A exposição é, sobretudo, representativa do grande trabalho da equipe que tem o Senado Federal. Eu apenas participei dessa equipe e nós devemos ter orgulho de tudo que o Senado faz pelo país. O Senado é o coração da Federação porque representa os estados do Brasil e nós temos aqui dentro o orgulho de ter os melhores quadros de recursos humanos do país. Aqui reunidos com o grande objetivo de cada vez mais o Senado seja uma Casa moderna a serviço do povo brasileiro - disse.
Sarney também falou sobre sua principal preocupação como presidente:
- Sempre a de olhar para a modernização da Casa, com olhos de 360 graus e que olhem sempre na direção do futuro. Durante estes oito anos obtive apoio de uma equipe da qual sempre cobrei resultados, mas sempre proporcionando liberdade a cada um dos servidores e dirigentes.
Segundo a curadora e diretora da Biblioteca, Simone Bastos Vieira, a realização da exposição conclui o trabalho de seis meses de levantamento de dados de uma equipe inteiramente composta de servidores do Senado.
- Ocorreram vários momentos de emoção e situações intensas vividas pela equipe durante a execução desse trabalho, tudo isso para levar ao conhecimento do cidadão um Senado modernizado e muito mais transparente - afirmou Simone.

Comunicação Social

O diretor da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secs), Fernando César Mesquita, ressaltou a atenção de Sarney à prestação de contas e a responder ao compromisso com a sociedade.
- Esta exposição tem muito a ver com o presidente Sarney, pois trata de história e informação. Ela demonstra o seu compromisso com a verdade, sem configurar em promoção pessoal. Graças a Sarney, o país sabe hoje o que é a democracia representativa - reiterou.
Mesquita lembrou momentos importantes na Comunicação, como a criação da Secretaria Especial de Comunicação Social, em 1995, a evolução de seus veículos e de outros serviços prestados como o Alô Senado, da Secretaria de Pesquisa e Opinião (Sepop), a Secretaria de Relações Públicas e o uso das redes sociais. Ele também destacou o importante papel da Ouvidoria, criada em 2011.


Processo legislativo

A Secretária-Geral da Mesa, Claudia Lyra, citou as inovações promovidas na área do processo legislativo durante os mandatos do presidente da Casa:
- O presidente Sarney não tem os olhos voltados para o passado, mas para servir à sociedade e torná-la mais dinâmica e participativa – disse.
A pauta diária do Senado, a publicação do Diário do Senado e do Congresso na internet, a modernização da legislação e a realização de quadros comparativos entre textos dos projetos são alguns dos temas que marcam a modernização do processo legislativo, área comandada pela Secretaria Geral. Também fazem parte desse grupo exemplos como a adoção da assinatura digital, as notas taquigráficas em tempo real, a explicação das ementas das proposições, a criação da Ouvidoria, a publicação de informações em dados abertos, a implementação do portal e-Cidadania - que aumenta os canais de interação com os cidadãos - e a modernização do Relatório Anual da Presidência, com a extração automática de informações diretamente do banco de dados da instituição.

Futuro

Para a diretora-geral do Senado, Doris Peixoto, as gestões de Sarney foram oito anos dedicados à construção do Senado do futuro.
- Ciente da importância de cada etapa, o presidente José Sarney apoiou e executou a implantação de cada uma delas em cada setor do Senado, sempre com o apoio incondicional dos servidores da Casa - disse.
Para Doris, a transparência na administração está representada na exposição por ações realizadas em diversas unidades da Casa, desde a publicação de obras sobre a história e a cultura brasileiras até a abertura do arquivo à sociedade. A mostra detalha o desenvolvimento nas áreas de tecnologia da informação, capacitação e sustentabilidade e apresenta as conquistas nas áreas de governança e gestão por resultados, com desburocratização, eficiência, racionalidade e economia. A evolução na gestão de pessoas, realização de concursos públicos e a prestação de contas também compõem o tema.
Com grande participação dos servidores, o ato de inauguração da exposição contou ainda com a presença dos senadores Zezé Perrella (PDT-MG), Francisco Dornelles (PP-RJ), Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Ana Amélia (PP-RS).
Aberta ao público, a exposição vai até o dia 25 de janeiro de 2013, na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, no Anexo II do Senado, em Brasília.

Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar