terça-feira, 18 de dezembro de 2012

STF pode decidir sobre sessão dos royalties ainda nesta terça



O Supremo Tribunal Federal (STF) deverá se manifestar ainda nesta terça-feira (18) sobre recurso do Senado contra decisão liminar do ministro Luiz Fux, que impede a votação pelo Congresso, em regime de urgência, do veto presidencial ao projeto dos royalties. O pedido de reconsideração e com um agravo de instrumento contra a decisão de Fux será protolocada no início da tarde de hoje conforme informou o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Como o STF não realiza sessão plenária hoje e o recesso do Judiciário começa nesta quinta-feira (20), a expectativa é que o próprio presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa, seja levado a decidir sozinho – o que é chamado de decisão monocrática – sobre o recurso do Senado. A outra alternativa é que o presidente do STF convoque uma sessão extraordinária para que o Pleno decida. Caso a liminar de Fux não seja derrubada, o Congresso terá muito trabalho até analisar os vetos presidenciais sobre os royalties do petróleo. Se forem seguir estritamente o que diz a Constituição, os parlamentares deverão ler em plenário todos os 3.060 vetos, constituir comissões especiais para cada um e depois votá-los, mas o presidente do Senado ainda confia que o STF reveja a decisão.
– Nós ainda não estamos examinando essa hipótese no momento – disse Sarney ao ser indagado sobre a possibilidade de votar todos os vetos durante a sessão desta terça, que inclui na pauta uma série de créditos suplementares.
Caso o Supremo não acate o pedido do Congresso, o senador Wellington Dias (PT-PI) defende a realização de um esforço concentrado para apreciação de todos os vetos.
– Enquanto o Supremo não toma outra decisão, é necessário cumprir a decisão atual que é de trancamento do Poder legislativo para votação exclusiva dos vetos. Nesse sentido, o que eu defendo é um esforço concentrado para apreciação de todos os vetos – disse o parlamentar.

Agência Senado

Veja também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar