terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Aeroporto Internacional de Macapá

Randolfe cobra da Infraero que inaugure novos módulos de embarque e desembarque

Desde 2011 o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) vem tencionando junto a Infraero por alternativas para resolver o caos aéreo no Amapá e pela conclusão das obras do Aeroporto Internacional de Macapá Alberto Alcolumbre. Em março de 2013 serão inaugurados os módulos operacionais de embarque e desembarque, que irão facilitar a vida de quem precisa viajar em Macapá. Um avanço para a resolução dos problemas. Os novos módulos vão ampliar em 50% a capacidade de circulação de passageiros. Com 1.300m² e feito em material termoisolante, os módulos operacionais, terão duas esteiras maiores do que a que atende os passageiros hoje, climatização e, além disso, serão construídos quatro novos portões. No módulo embarque, estão previstos espaços para lanchonetes, revistarias e afins. Hoje, o pátio do aeroporto comporta apenas três aeronaves.

Histórico

Ano passado, em maio de 2012, o senador protocolou denúncia contra a Infraero junto ao Ministério Público Federal no Amapá, relativa à morosidade na conclusão das obras do aeroporto. Em setembro do ano passado, ele também realizou uma audiência pública em Brasília, intitulada “Caos aéreo nas regiões Norte e Nordeste”, com a presença das empresas de aviação civil, além de integrantes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC), na época os representantes das empresas aéreas criticaram a infraestrutura oferecida. Outro ponto que chegou a ser questionado pelo Senador diz respeito ao valor das passagens aéreas com origem ou destino Macapá. “Absurdo. Este é o termo correto a ser utilizado para a situação de completo abandono e de caos do sistema aéreo da minha cidade de Macapá. No Amapá já temos um conjunto de problemas de infraestrutura básica, como saneamento e distribuição de energia elétrica. Este problema com as passagens aéreas torna praticamente impossível o nosso deslocamento no Estado”, diz Randolfe.

Avanços

Mas foi ainda no final de 2012, que o senador garantiu a instalação da empresa goiana SETE Linhas Aéreas, que oferece voos no trecho Belém/Monte Dourado/Macapá/Belém. A aeronave do modelo EMB-120 tem capacidade para 30 passageiros. Nesta quinta-feira (23), o senador Randolfe, acompanhado de representantes da bancada federal reúnem no Rio de Janeiro com a BR Distribuidora para buscar alternativas para reduzir os custos com combustíveis, o que trará possibilidades de novas empresas ingressarem no mercado amapaense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar