quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Maior bancada, PMDB oficializa Renan Calheiros para concorrer à Presidência do Senado


O presidente em exercício do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), comunicou no início da noite desta quinta-feira (31) que o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) foi escolhido pelo partido como candidato à Presidência do Senado Federal.
- Obedecendo à proporcionalidade, o PMDB, com a maior bancada [20 cadeiras), decidiu pela indicação do senador Renan Calheiros [AL] para a Presidência do Senado. Está oficialmente indicado pela bancada – disse Raupp ao sair da reunião da legenda, ocorrida no gabinete da liderança do PMDB. Raupp também comunicou que o senador Eunício Oliveira (CE) foi eleito pela bancada como o novo líder do PMDB na Casa e acrescentou que o senador Romero Jucá (RR) será candidato à 2ª vice-presidência da Mesa do Senado. A eleição para presidente da Casa está marcada para as 10h desta sexta-feira (1º), em seguida serão escolhidos os senadores que ocuparão os demais cargos da Mesa. Na eleição para a Presidência do Senado, Renan Calheiros terá como adversário o senador Pedro Taques (PDT-MT), mas outras candidaturas podem ser formalizadas até o início da votação. O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) retirou sua candidatura em favor de Taques, após a candidatura alternativa receber apoio do PSB, PSDB e de senadores independentes. Questionado pelos jornalistas se a candidatura de Renan Calheiros não traria constrangimento, em virtude de existirem denúncias contra o parlamentar, Raupp afirmou não haver nenhuma condenação contra o colega e afirmou que ele “é um líder nato e deve ser eleito”. Raupp disse ainda que as escolhas de Renan Calheiros, Eunício Oliveira e Romero Jucá foram feitas “por aclamação” pelos senadores do PMDB. Os jornalistas também perguntaram a Raupp o motivo de Renan não falar com a imprensa nesta quinta-feira (31), véspera da eleição.
- Ele vai falar amanhã como candidato oficial à Presidência do Senado – afirmou Raupp.
Já falando como líder do PMDB, Eunício Oliveira afirmou que, caso seja eleito, Renan Calheiros “tem todas as condições de ser o presidente do Senado e do Congresso Nacional”. Além de Raupp, Eunício, Jucá e Renan, também participaram da reunião partidária os senadores José Sarney (AP), Jader Barbalho (PA), Vital do Rêgo (PB), Casildo Maldaner (SC), Garibaldi Alves (RN), Lobão Filho (MA), Waldemir Moka (MS), Ricardo Ferraço (ES), Clésio Andrade (MG), Eduardo Braga (AM), Sérgio Souza (PR), João Alberto Souza (MA) e Roberto Requião (PR).

Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar