quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Dia Internacional de Prevenção a LER/DORT


Amanhã, 28 de fevereiro, comemora-se o Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT.  As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) constituem-se num dos mais graves problemas de saúde enfrentados pelos trabalhadores nas últimas décadas no Brasil e no mundo. De acordo com o Ministério da Previdência Social, as LER/DORT atingem todos os setores produtivos, com grande incidência na agricultura, indústria e setor financeiro, sendo verificada também no setor de transporte e na construção civil. De acordo com a fisioterapeuta do Centro Clínico de Reabilitação Estácio Seama, Fabrício Oliveira da Costa, a melhor forma de evitar LER/DORT é através da prática de alguns exercícios especiais e inserção de intervalos com alongamento durante as atividades profissionais. Fabrício ressalta ainda que os problemas ocasionados prejudicam muito as atividades do trabalhador, mas afetam também o empregador, uma vez que o índice de rendimento e afastamento de profissionais por causa da LER/DORT tem sido grande. Existem áreas específicas da Fisioterapia para tratar de cuidados e prevenção dessas doenças. 


A Ergonomia é voltada para adaptar o local de trabalho para o servidor, voltado a prevenir ao surgimento da ler/DORT. A ginástica laboral atua não somente no modo preventivo, mas também nas de reabilitação. A Ergonomia e Ginástica laboral são áreas que trabalham em conjunto para a qualidade de vida do cidadão. No corre-corre do dia-a-dia as pessoas conseguem identificar os sintomas das doenças. A gestora comercial, Rosiane Almeida, descobriu a pouco tempo que estava com LER. Rosiane sentiu um mal estar e acreditou que fosse por conta da musculação e ao ir ao médico descobriu que era uma lesão por movimentos repetitivos. Em seguida deu início às sessões de fisioterapia e hoje já está bem melhor. “Eu sempre trabalhei sentada em frente a um computador, sem fazer pausas e a gente nem se dá conta de que um mal estar pode estar relacionado as atividades repetitivas do nosso trabalho. Agora já estou atenta a isso e fazendo o acompanhamento com o fisioterapeuta”, ressalta Rosiane.


Veja algumas dicas para a prevenção dos DORT:

Pausas durante o expediente. O ideal é que as pausas sejam praticadas quando o trabalhador sentir necessidade. Contudo, algumas regrinhas podem ser válidas para se criar uma rotina e estabelecer um padrão para as empresas. Dessa forma, podemos lançar mão de dois tipos de pausa: a de maior duração, onde se recomenda fazer descansos de 10 a 15 minutos a cada hora trabalhada, e ainda a de pequena duração, que acontece ao longo do trabalho e tem duração de segundos. Nas pausas maiores recomenda-se o alongamento dos braços. Caminhar alguns segundos, nem que seja uma volta no andar, também é importante para ativar a circulação das pernas.

Prática de atividades físicas: Caminhada, ciclismo, hidroginástica, hidroterapia, exercícios leves com pesos e supervisionados, alongamento e relaxamento, que ajudam a prevenir as doenças e a eliminar o stress causado pela pressão da rotina. 

--
Diani Correa
Núcleo de Comunicação Estácio/AP
VOIP: *1075160
Tel: 2101 5160 / 9189 1027

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar