quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Gilberto Amaral


Conclave I

Há expectativa geral sobre o conclave do qual resultará a eleição de um novo Papa, em substituição de Bento XVI. Conclave, expressão que vem do latim “cum clave”, significa com chave, pois, trata-se de reunião com clausura rigorosa dos cardeais, para a eleição de um novo Papa.

Conclave II

A primeira vez que se usou a expressão foi em 1274, pelo Papa Gregório IX. A motivação foi a demora na sucessão do Papa Clemente IV, que levou mais de um ano e meio. Ao inaugurar o ritual do conclave, Gregório IX quis prevenir a possibilidade de longa demora na escolha dos pontífices.

Conclave III

Aliás, como esta coluna noticiou ontem, o ex-Núncio Apostólico dom Lourenço Baldisseri será o secretário do conclave. Ele será o primeiro a saber o nome do Papa, pois, caberá a ele fazer o escrutínio dos votos, seja na primeira, segunda, terceira ou quarta votação. Só Deus sabe.


Dilma no Jaburu

No jantar de ontem oferecido pelo vice Michel Temer ao presidente José Sarney, a presidenta Dilma incorporou-se às autoridades presentes do PMDB para homenagear o grande homem público deste país que é José Sarney. Depois eu conto mais.


Especulação

O assunto na área da Secretaria da Receita Federal é saber quem substituirá Zayda Manatta no cargo de secretária-adjunta.

Engodo colossal

Reitero aos franciscanos de barro e professores de ética de meia pataca que considero uma farsa, um colossal engodo, a petição eletrônica contra Renan Calheiros. Gostaria de perguntar aos que choram pitangas no túmulo dos derrotados por Calheiros na disputa para a presidência do Senado e do Congresso, em qual armazém de secos e molhados foram comprar a garantia de que todos os milhões de “assinaturas” rosnando contra Renan são verdadeiras.

Farsa online

Uma marcante evidência da farsa online contra Renan foi revelada pelo ex-governador do Paraná e senador, Roberto Requião. Disse o parlamentar que, para provar a falta de consistência e legitimidade do papelucho contra Renan, escreveu o e-mail do próprio senador Calheiros na bolorenta petição. Ou seja, é impossível controlar e fiscalizar se a procedência do e-mail enviado é verdadeira.

Ponto intrigante

Também curioso e estranho que os jovens mancebos fantasiados de salvadores da Pátria, com o apoio de pingentes dos holofotes, tenham levado ao Senado caixas vazias da tal petição contra Renan. Creio que seria mais correto se imprimissem os milhões de “assinaturas” para mostrar ao Brasil e para o mundo a autenticidade da iniciativa.

Menor confiança

O otimismo dos comerciantes de todo o País quanto ao desempenho da economia, que vinha crescendo desde agosto na comparação anual do Índice de Confiança do Empresário do Comércio, cedeu -1,7% em fevereiro. A CNC divulga hoje os resultados do Icec.

Registro

O deputado Átila Lins registrou ontem, na tribuna da Câmara, a posse de Luciana Lóssio como ministra efetiva do Tribunal Superior Eleitoral. Ela ocupou a vaga destinada à advocacia, que pertencia ao ministro Arnaldo Versiani. Em tempo: com a posse, o TSE passa a ser o primeiro Tribunal Superior brasileiro com maioria de mulheres.


Condecoração

O presidente Sarney foi homenageado ontem, em seu gabinete, pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. Ele recebeu das mãos dos desembargadores João Mariosi, presidente, e Dácio Vieira, corregedor e presidente eleito, a ordem do Mérito Judiciário no grau Grão-Colar, a mais alta condecoração concedida pelo TJDFT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar