terça-feira, 23 de abril de 2013

Sarney é homenageado na inauguração da biblioteca João Simões Lopes Neto, em Porto Alegre


fotos: Adriana Franciosi do Zero Hora


A inauguração da biblioteca João Simões Lopes Neto reuniu, ontem, segunda-feira (22), na capital gaúcha, duas figuras de peso da política nacional: o ex-presidente da República e do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, o gaúcho Paulo Brossard. Membro da Academia Brasileira de Letras, Sarney foi ciceroneado por líderes do PMDB gaúcho, como o ex-deputado Ibsen Pinheiro, o prefeito de Porto Alegre em exercício, Sebastião Melo, e o vereador Valter Nagelstein, presidente do diretório municipal.
- Para mim, é uma grande satisfação e, como se diz no Nordeste, um acontecido do destino que eu, tendo como patrono da cadeira que ocupo na Academia Brasiliense de Letras Simões Lopes Neto, agora esteja aqui participando da inauguração de sua biblioteca - afirmou o Senador. 
Cerca de 60 pessoas acompanharam o ato e Sarney não se mostrou disposto a discutir política na Capital. À exceção do breve comentário que fez sobre a proposta de reforma política, disse que não era essa a motivação de sua visita a Porto Alegre. Questionado sobre os rumos da aliança entre PMDB e PT, por exemplo, o ex-presidente foi lacônico:
- Estou aqui em uma missão literária, de maneira que estou evitando qualquer participação e declaração de natureza política.
Resultado de uma parceria do Ministério Público (MP) e da Academia Rio-Grandense de Letras, a estrutura, que abrigará obras de autores gaúchos, já conta com cerca de 80 livros. 


De acordo com o vice-presidente da ARL, Avelino Alexandre Collet, será a primeira biblioteca da academia em 111 anos de existência. Doações para o acervo poderão ser encaminhadas para o Palácio do MP (Praça Marechal Deodoro, 110). 

Fonte:  Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar