terça-feira, 23 de abril de 2013

Sarney participa de evento da Academia Rio-Grandense de Letras


O senador José Sarney recebeu na última segunda-feira (22) uma homenagem da Academia Rio-Grandense de Letras no Palácio do Ministério Público, durante a inauguração da biblioteca João Simões Lopes Neto, em Porto Alegre.
Na ocasião, Sarney, que é decano da Academia Brasileira de Letras, proferiu palestra sobre literatura gaúcha. Sarney lembrou que, na Academia Brasiliense de Letras, escolheu para patrono de sua cadeira o grande escritor gaúcho Simões Lopes Neto. Além de se deter na figura do autor de Contos Gauchescos e Lendas do Sul, Sarney traçou um panorama da literatura gaúcha, fortemente marcada por sua identidade regional.
– Para mim, é uma grande satisfação e, como se diz no Nordeste, um acontecido do destino que eu, tendo como patrono da cadeira que ocupo na Academia Brasiliense de Letras Simões Lopes Neto, agora esteja aqui participando da inauguração de sua biblioteca – comemorou Sarney.
Sarney ressaltou que estar no Rio Grande é estar num solo sagrado e glorioso do Brasil.
- Estar aqui, entre as inteligências congregadas nesta Academia, é viver um instante de realização intelectual.
O senador também lembrou em seu discurso o carinho pelo amigo e ex-senador Paulo Brossard.
- Sou recebido e saudado pelo meu querido amigo e companheiro de vida, Paulo Brossard. Nossa amizade tem a felicidade de longos anos, desde que tive a sorte e a ventura de nos encontrarmos no Senado Federal; eu, modesto político maranhense, ele um dos maiores oradores que viu o Congresso Nacional e um dos maiores homens públicos do Brasil.
Ex-ministro da Justiça do governo Sarney, Paulo Brossard ressaltou a maneira bem sucedida com que Sarney enfrentou as dificuldades da transição democrática.

Sarney participa de solenidade
Estiveram presentes à palestra, além de acadêmicos e escritores, o Procurador-Geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper, vários membros do Ministério Público e lideranças do PMDB gaúcho, como o ex-deputado Ibsen Pinheiro e o prefeito em exercício de Porto Alegre, Sebastião Melo, além do ex-ministro e ex-deputado Luís Roberto Pontes.
capajosesarney
Em Porto Alegre, Sarney visitou o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, no Palácio Piratini, em companhia do Presidente da Academia Rio-Grandense, o jurista e poeta Sérgio Borja, e do Vice-Presidente da ARL, Avelino Alexandre Collet. No encontro, Tarso Genro foi convidado a participar da Academia e prometeu apoiar a reivindicação de destinar o prédio da antiga Confeitaria Rocca para a sede.
 sarney academia de letras
 
Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar