terça-feira, 30 de abril de 2013

Serviço de radioterapia poderá ser oferecido no Amapá até o final do ano


Senador Randolfe Rodrigues fez contato com o Ministério da Saúde e vai acompanhar todo o processo para cobrar que tudo seja realizado

Amapá e Roraima são os dois Estados brasileiros que não possuem tratamento de radioterapia no serviço público de saúde. A partir desta informação, o Senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) procurou o Ministério da Saúde para que o Amapá também aderisse ao Plano de Expansão de Radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS). A previsão é que até o final de 2013 o atendimento seja realizado no Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL). Só no Instituto Joel Magalhães (Ijoma) existem mais de 380 pessoas cadastradas acometidas com a doença no Amapá e que precisam ir para outro estado realizar o procedimento. Segundo o Ministério da Saúde a implantação do projeto deverá começar em maio com o processo de licitação para a compra de equipamentos e construção do espaço no HCAL, que terá 1.124m². A previsão é que tudo esteja pronto até o mês de dezembro deste ano. “A Organização Mundial da Saúde estima que 60 % dos pacientes com câncer vão precisar de radioterapia no transcorrer de sua doença. O mínimo que podemos fazer pela população é possibilitar o enfrentamento da doença de maneira digna”, afirma Randolfe Rodrigues. A discussão foi levantada em audiência na Assembleia Legislativa, que envolveu o senador, representante do Ijoma, os deputados estaduais Manoel Brasil e Ocivaldo Gato, além dos representantes das secretarias de saúde do Estado e de Macapá, no início de Abril. Na reunião, o senador se comprometeu a procurar o Ministério para trazer o serviço para o Estado.

Plano de Expansão

A iniciativa do governo federal está prevista na portaria nº 931 do MS, de 10 de maio de 2012. Dados epidemiológicos do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que ao longo do ano de 2013 cerca de 250 mil pacientes necessitarão de tratamento em radioterapia no Brasil. Os 330 equipamentos existentes em serviços públicos e privados do País conseguirão atender, apenas, 200 mil pacientes, ficando um déficit de 130 mil usuários sem atendimento.

Radioterapia

A Radioterapia é uma das formas de tratamento de câncer, que utiliza feixes de radiação ionizante para destruir as células tumorais. Uma dose pré-calculada de radiação é aplicada, em um determinado tempo, a um volume de tecido que engloba o tumor, buscando erradicar todas as células tumorais, com menor dano possível às células normais circunvizinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar