sexta-feira, 14 de junho de 2013

Bom desempenho do PAC gera emprego e renda no Brasil


Miriam Belchior afirmou que objetivo do governo é acelerar ainda mais os investimentos públicos por meio do programa no segundo semestre

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, afirmou nesta quinta-feira (13) que o bom desempenho do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) se reflete na geração de emprego e renda, o que faz toda a roda da economia girar. “O PAC tem alcançado excelentes resultados em grande parte pelas parcerias com estados e municípios. Nós já executamos 56,3% do total previsto até 2014, mais de R$ 550 bilhões em dois anos e meio”, destacou a ministra durante o Encontro Estadual de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Ribeirão Preto (SP). De acordo com Miriam Belchior, a intenção é acelerar ainda mais os investimentos públicos através do PAC no segundo semestre. “Há muito investimento a ser feito no País durante todo o segundo semestre. Serão realizados leilões de concessão de rodovias, ferrovias, de portos e o primeiro grande leilão do pré-sal no Campo de Lula”, disse. A ministra lembrou que 30 de junho é o prazo limite para municípios que com obras contratadas pelo programa deem início às ações. “Quem não começar vai perder o recurso e terá que entrar na fila de novo. Uma série de municípios está regularizando a situação. Acreditamos que os recursos disponíveis serão utilizados”, afirmou. A ministra disse ainda que a presidenta Dilma Rousseff e todo o governo estão absolutamente comprometidos com o controle da inflação para garantir o crescimento e, principalmente, para preservar as conquistas sociais que incluíram milhares de pessoas na classe média na última década no País. Para ela, o Brasil é um dos países mais atrativos para investimentos, porque proporciona retornos que interessam aos investidores. “Os últimos indicadores da produção industrial foram muito importantes. Não só cresceram, mas cresceu muito nos bens de capital, que são um indicador importante da reativação do setor industrial”.

Encontro com Prefeitos

O governo federal, por meio da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, realizou nesta quinta-feira (13) o Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas em Ribeirão Preto. O objetivo do evento é orientar os municípios sobre os principais programas do governo nas áreas de saúde, educação, social, infraestrutura, saneamento básico, habitação e políticas voltadas à modernização da gestão pública. Durante o encontro, as ministras Miriam Belchior, Ideli Salvatti, da SRI, Alexandre Padilha, da Saúde, e a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, assinaram o termo de adesão ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). Os municípios que aderiram ao programa receberão recursos adicionais de R$ 33,9 milhões para o Sistema Único de Saúde (SUS), relativo ao biênio 2013/2014. Esse montante será empregado em 341 equipes de Atenção Básica, além de equipes de saúde bucal, Núcleos de Atenção à Saúde da Família (NASF) e Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar