quarta-feira, 10 de julho de 2013

Coluna “Gazetilha”

Paralisação

Amanhã, 11, o Brasil vai parar. Pelo menos é o que planejam as Centrais Sindicais ao se unirem para convocar os trabalhadores para sair às ruas e protestar contra os patrões e o Governo. É a entrada dos trabalhadores  em cena  para engrossar os movimentos iniciados em junho pelos estudantes.

Pauta

Não são poucas as reivindicações dos trabalhadores. Com pauta unificada eles querem  desde a redução da tarifa e melhoria no transporte coletivo até o fim do fator previdenciário e o aumento das aposentadorias, passando por inventimentos na saúde e educação e ainda redução da jornada de trabalho.

Falta de qualificação

Levas de trabalhadores no sul do estado não conseguem emprego. A maioria foi demitida do projeto Jari. Muitos tentaram e não conseguiram trabalhar na obra da hidelétrica de Santo Antonio. A empresa diz que a mão de obra local não tem qualificação.

Aviso aos navegantes

Se não se iniciar logo um programa de qualificação de mão de obra, daqui a cinco anos quando começar a exploração de petróleo na costa do Amapá poderemos ver, novamente, este filme. Aliás, o alerta foi dado durante o Seminário sobre Petroléo no Aampá, pelo coordenador do Centro de Formação de Macaé, instituição criada pela prefeitura local para qualificar mão de obra para atender a demanda das empresas que exploram petróleo na bacia de Campos.

Falta profissional

O exemplo de Macaé pode ser seguido pelo Amapá. Lá se formam, por ano, cerca de 1.500 profissionais. Com a produção de petróleo crescente, o mercado absorve todos e ainda vai buscar profissionais em outros mercados.  Se no Amapá não se investir na qualificação, vamos ficar, literalmente, a ver navios.

Rumo a 2014

Eleito e reeleito com folga, reitor da Unifap, o professor doutor José Carlos Tavares pretende disputar uma vaga de deputado federal. Tem se aconselhado com amigos. Dentro da academia conta com apoio maciço. Foi na sua gestão que a Unifap deu o grande salto e apareceu, de fato, como universidade.

De esquerda

José Carlos Tavares é pensador de esquerda. Filiado ao PC do B, onde a estrela maior é o atual deputado Evandro Milhomem, tem sido aconselhado a procurar uma outra legenda para não correr o risco de engordar o porco alheio.

Lixo

A reclamações pipocam de todos os bairros por causa da deficiência na coleta de lixo em Macapá. Não se sabe os motivos de tanta falha. O prefeito diz que paga a cada 15 dias, mas a empresa não dá conta. Como o contrato com a Clean foi feito de forma emergencial, a PMM já anuncia para o inicio do mês de agosto a licitação para serviço. Enquanto isso, a cidade está um lixo.

(...)

Leia a coluna completa, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar