sexta-feira, 12 de julho de 2013

Você Sabia?

Homenagens

Que Sarney foi agraciado com o título de Doutor honoris causa por grandes universidades estrangeiras? Entre elas estão a Universidade de Pequim, a Universidade de Moscou e a Universidade de Coimbra.

Títulos

Que José Sarney recebeu o título de Grã-Cruz da Ordem Nacional da Legião de Honra, a condecoração máxima da nação francesa? Sarney também foi agraciado com condecorações importantes de pelo menos outros seis países.

Saraminda

Que o romance Saraminda, escrito por José Sarney e lançado em 2000, foi traduzido para cinco idiomas, entre eles o húngaro, o coreano e o romeno? Além disso, o livro foi publicado também na França, na mais importante coleção de livros de bolso do mundo, a Folio, da editora Gallimard.

Traduções

Que as obras literárias de José Sarney já foram traduzidas para 13 idiomas diferentes: o romeno, o chinês, o húngaro, o russo, o árabe, o inglês, o francês, o espanhol, o grego, o alemão, o italiano, o búlgaro e o coreano? Os textos também já foram publicados em 16 países estrangeiros.


Romances

Que os romances O Dono do Mar e Saraminda, de José Sarney, foram traduzidos para o espanhol e editados pela editora Fondo de Cultura Econômica, do México? As duas obras estiveram na lista de “bestsellers” daquele país durante várias semanas.

Decano

Que o escritor José Sarney foi eleito em 17 de julho de 1980 para suceder ao escritor José Américo de Almeida na Academia Brasileira de Letras, onde ocupa a cadeira 38, que tem como  patrono o poeta Tobias Barreto? É o decano –membro eleito há mais tempo- da ABL.

Vida de escritor

Que, ao lado de sua vida política, José Sarney desenvolveu extensa e bem sucedida carreira literária? Autor de contoscrônicas, ensaios, poesias e romances, José Sarney contabiliza dezenas de obras publicadas, em variados gêneros literários.

Jornalista

Que o início da carreira como jornalista foi o primeiro passo para José Sarney encontrar a vocação de escritor? Sarney ganhou um concurso de redação e passou a trabalhar no jornal O Imparcial. De repórter policial, Sarney passou a cuidar do suplemento literário do jornal. O escritor foi também redator dos jornais: O Imparcial, Combate, Jornal do  Dia, Jornal do Povo e O Estado do Maranhão, e colaborador do Jornal do Brasil, O Globo e Folha de S. Paulo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar