quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Sarney, mais uma vez, na lista dos cem políticos mais influentes do Brasil

Por Said Barbosa Dib - com informações do DIAP

José Sarney (PMDB-AP), que foi governador, deputado e senador pelo Maranhão, presidente da República, senador do Amapá por três mandatos consecutivos, presidente do Senado Federal por três vezes, mais uma vezestá na lista dos cem políticos mais influentes do Brasil, conforme levantamento organizado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). A publicação, em sua 20ª edição, intitulada “Os Cabeças do Congresso Nacional 2013”, foi divulgada na terça-feira, 06/08. Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT (26), ao qual é filiada a presidente da República, e o PMDB (16), partido do vice-presidente da República e dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O terceiro em número de parlamentares, PSDB (12), é também o terceiro em influência, à frente do PDT, que é o quarto entre os "Cabeças" (7) e o nono na bancada federal. 


Clique na imagem acima para ampliá-la

O ex-presidente Sarney, classificado como "formador de opinião" pela publicação do DIAP, mesmo representando um estado nortista, ainda fraco política e economicamente na Federação, está na seleta lista de quatro parlamentares que participaram de absolutamente todas as edições dos “Cabeças do Congresso”. Os demais são representantes de estados economicamente fortes e politicamente poderosos: são os senadores gaúchos Pedro Simon (PMDB) e Paulo Paim (PT); e o paulista Eduardo Suplicy (PT). Da lista do 100 “Cabeças do Congresso”, posteriormente são escolhidos os “10 Mais”, indicados pelos congressistas da lista dos "cem mais influentes". É, portanto, a elite da elite parlamentar em termos de liderança. Sarney, além de ter participado de todas as edições do 100 mais influentes,  é  o único que fez parte do seleto grupo dos “10 mais” do DIAP por doze vezes, nas edições de 1996 (2º lugar), 1997 (2º lugar), 2003 (2º lugar), 2004 (2º lugar), 2005 (6º lugar), 2006 (6º lugar), 2007 (4º lugar), 2008 (3º lugar), 2009 (5º lugar), 2010 (4º lugar), 2011 (3º lugar) e 2012 (2º lugar). Na edição 2013, o DIAP ainda não divulgou a lista, mas com certeza o ex-presidente estará nela.


Clique na imagem acima para ampliá-la

Formadores de opinião

Mas, o que significa exatamente a definição do DIAP sobre o grupo “formadores de opinião”? A definição que consta no site é: “são parlamentares que, por sua respeitabilidade, credibilidade e prudência, são chamados a arbitrar conflitos ou conduzir negociações políticas de grande relevância. Normalmente, são deputados ou senadores experientes, com trânsito fácil entre as diversas correntes e segmentos representados no Congresso e visão abrangente dos problemas do País, cuja opinião sobre o assunto influencia fortemente a decisão dos demais parlamentares. Discretos na forma de agir, evitando se expor em questões menores do dia-a-dia do Legislativo, preferem as decisões de bastidores, onde exercem real poder. Constituem a elite do Poder Legislativo, embora não precisem, necessária e institucionalmente, estar em postos-chave, como liderança formal ou presidência de uma das Casas do Congresso.  São os que se pode chamar de líderes de alta patente, respeitados e legitimados pelo grupo ou corrente política que lideram". Pelo estudo, o poder real de José Sarney (PMDB/AP) se manteve praticamente intacto. O que ficou evidente, também, é que as ações empreendidas pelo senador Sarney, no sentido de melhorar a transparência e a eficiência da Casa, ajudaram a manter o prestígio do ex-presidente da República, mesmo diante dos ataques sistemáticos de setores da imprensa e da oposição. Pelo levantamento, conclui-se também que os parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso Nacional têm formação superior, são profissionais liberais, defendem a economia de mercado, são predominantemente de centro e têm mais de um mandato. Pertencem aos maiores partidos e destacam-se como articuladores e debatedores eficientes. São, também, em sua maioria, oriundos de regiões ricas, com raras exceções, como no caso do senador Sarney, representante do pequeno e novo Estado do Amapá.

Definição do perfil do senador Sarney pelo “Jornal do DIAP”:

Clique na imagem para ampliá-la

Acesse o resumo para a imprensa

Acesse a estatística da série, desde 1994

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar