quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Randolfe diz que autonomia do BC prejudicaria distribuição de renda e crescimento econômico


O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) disse que ele e seu partido acreditam que a aprovação do projeto de lei que dá autonomia ao Banco Central prejudicaria de maneira acentuada o crescimento econômico e a distribuição de renda. Randolfe explicou que o PLS 102/2007 prevê mandato fixo de seis anos ao presidente e diretores do Banco Central, com uma possível recondução. A demissão do presidente ou dos diretores da autarquia terá que ser justificada e previamente aprovada pelo Senado, como já é feito com as nomeações. Entretanto, na visão de Randolfe, caso essas normas sejam aprovadas, o Banco Central ficaria preocupado apenas com a manutenção de juros elevados para combater a inflação. O senador frisou que o Brasil já vem praticando as maiores taxas de juros do mundo nos últimos 20 anos, o que vem "atravancando" o crescimento econômico e a distribuição de renda.

- Estabilidade por si só não pode ser uma ditadura em detrimento do crescimento econômico, em detrimento da distribuição de renda. Essa pretensa proposta de autonomia serve para que o Banco Central fique submetido apenas ao mercado – disse.
Randolfe afirmou que as taxas de juro altas para o combate da inflação deveriam ser substituídas por incentivo à agricultura familiar, reforma agrária, tributação das exportações e controle dos preços da energia, combustíveis, telecomunicações e planos de saúde.
Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar