quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Sarney é homenageado na abertura do encontro de escolas de Governo e do Legislativo


O senador José Sarney (PMDB-AP) foi homenageado nesta quarta-feira (30) pela criação e fortalecimento das escolas de Governo, instituições que trabalham com formação e aperfeiçoamento profissional de servidores públicos. Foi José Sarney quem criou, em 1986, quando era presidente da República, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap); e em 1997, durante sua primeira gestão como presidente do Senado, o Instituto Legislativo Brasileiro, que hoje integra o Sistema de Escolas de Governo da União. A atuação do senador na aprovação da Emenda Constitucional 19, que promoveu uma reforma da administração pública, também foi lembrada na abertura do 22º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (Abel). Ao entregar um diploma aSarney, o primeiro-secretário do Senado, Flexa Ribeiro (PSDB-PA), afirmou que o ex-presidente da República contribuiu para aperfeiçoar a máquina pública.
- Um dos entraves para uma gestão eficiente era a maneira secundária que a administração pública encarava o aperfeiçoamento de seus quadros, mas antes mesmo da promulgação da Emenda 19, Sarney já havia determinado a criação do ENAP e do ILB/Interlegis. Temos que continuar aperfeiçoando esse processo e garantindo melhores serviços para a sociedade brasileira – disse Flexa.

Qualificação

Sarney considerou a homenagem como uma "prova de generosidade" e reiterou que o funcionamento eficiente da administração pública depende necessariamente da constante capacitação de seus servidores.
- Os funcionários são peça fundamental da administração pública. É preciso estimular a autoestima e possibilitar a ascensão na carreira, o que só pode ser feito por meio da qualificação – assinalou o parlamentar.
O senador enfatizou que o trabalho desenvolvido pelos funcionários do Legislativo contribui para o perfeito andamento da atividade parlamentar.
- Eu não vim para ser homenageado, mas para homenagear todos vocês. Temos sorte de termos um dos melhores corpos funcionais da administração pública. São eles [os funcionários] que sustentam o Senado – disse o parlamentar, elogiando ainda o trabalho desenvolvido pelo ILB/Interlegis, que já formou e capacitou mais de 500 mil pessoas desde sua fundação.

Mesa

Além de Sarney e Flexa Ribeiro compuseram a mesa de abertura o diretor-geral do Senado, Helder Rebouças; o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), Florian Madruga; o presidente substituto da ENAP, Paulo Marques; e o diretor-adjunto do ILB, Carlos Stuckert. Realizado no auditório do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e aberto ao público, o encontro, que conta com o apoio do Senado, se prolonga até amanhã (31), quando serão debatidos assuntos em comum às várias escolas espalhadas pelo país e encaminhadas propostas e soluções relacionadas com as atividades dessas estruturas.


Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar