terça-feira, 5 de novembro de 2013

Ministra Marta Suplicy e Hilton Cobra participaram da divulgação do investimento à valorização da presença histórica da população negra no Brasil

A Fundação Cultural Palmares MinC (FCP) lançou na terça-feira ( 1º/10) os Editais Palmares 25 anos: 3º Ideias Criativas e 1º Imagens da Memória com foco nas ações da cultura afro-brasileira, na valorização da presença histórica da população negra no Brasil e na promoção da resistência cultural negra. O evento contou com as presenças da Ministra da Cultura, Marta Suplicy; do secretário de Economia Criativa, Marcos André Carvalho; Marcia Rollemberg, da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural  – MinC (SCDC) ainda de produtores culturais, representantes de movimentos sociais e do corpo diplomático de países africanos. Fomento à cultura negra – O presidente da FCP, Hilton Cobra, fez uma breve apresentação dos editais e chamou a atenção para a  importância de uma linha de apoio para a pequenos projetos culturais. Ele também ressaltou a importância da parceria com a SCDC, co-promotora do Edital Ideias Criativas,  e das ações relacionadas a economia criativa. “O universo da arte e cultura negra, do povo de santo, das comunidades de quilombos, tem que ser resgatado, isso é economia criativa. É criar condições para que as pessoas possam desenvolver sua indumentária, culinária, música e ancestralidade”, ressalta.

Museu Afrodescendente – Cobra contou que o edital Imagens da Memória está diretamente relacionado ao projeto de construção do Museu da Memória Afrodescendente, em Brasília. Segundo ele, os produtos obtidos por meio do edital farão uma relação entre as memórias ligadas ao período da escravidão e as manifestações como a congada, tambor de criola, tambor de mina, maracatu, reinado, entre outros. “Esse é mais um passo dessa nova gestão na ampliação de repasse de recursos para os produtos e artistas negros.”, disse Hilton Cobra.


Inclusão cultural – A ministra Marta destacou a importância do concurso para o fomento à pesquisa, promoção, preservação da cultura negra e para a formação de novos agentes culturais. “É contar a história não contada por meio de instrumentos da tecnologia”, afirmou. A ministra falou ainda sobre o programa do MinC que levará aos estudantes universitários a possibilidade de cursar matérias relacionadas às temáticas culturais: cinema, artes, música, entre outros. “A cultura amplia os horizontes e as possibilidades como instrumento de inclusão social”, destaca. No final do evento, ao presentear Marta Suplicy com o livro “Agudás – os “brasileiros” do Benin”, do escritor Milton Guran. Hilton Cobra fez uma provocação para que os protagonistas do livro possam serem utilizados como material de pesquisa para a segunda edição do edital Imagens da Memória.

Clique aqui e confira os Editais. As inscrições estarão abertas entre 1º de outubro e 14 de novembro.


Fotos: Ascom/FCP - MinC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar