quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Senador João Ribeiro faleceu nesta manhã

A assessoria de imprensa do senador João Ribeiro (PR-TO) informou há pouco que o parlamentar faleceu nesta manhã (18). João Ribeiro tinha 59 anos e estava internado há cerca de um mês na UTI do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, depois de sofrer complicações pulmonares em consequência de um transplante de medula óssea, realizado, em janeiro, para tentar curar um tipo raro de leucemia.

Carreira política

O goiano João Batista de Jesus Ribeiro, nascido em 1954 na cidade de Campo Alegre de Goiás, estava em seu segundo mandato no Senado Federal. O senador João Ribeiro (PR) foi eleito em 2002 e reeleito em 2010 para representar o Estado de Tocantins. Cumpriria o mandato até 2019. A carreira política de João Ribeiro, no entanto, começou muitos anos antes. A vida pública teve início em 1982, quando João Ribeiro foi eleito vereador de Araguaína, quando a cidade, atualmente em Tocantins, ainda fazia parte do território goiano. À época era filiado ao PDS. Quatro anos depois, nos quadros do PFL, foi o deputado estadual mais bem votado em Goiás. Atuou bastante na defesa dos garimpeiros, em um período em que o Brasil vivia o auge do garimpo de Serra Pelada. Ainda nesse mandato, João Ribeiro se empenhou pela criação do estado de Tocantins. O senador considerava este o principal marco de sua carreira política. Disputou e venceu as eleições para prefeito de Araguaína e ficou frente à administração municipal entre 1989 e 1993. No ano seguinte chegou a Brasília como deputado federal. Foi reeleito em 1998. Nesses dois mandatos trabalhou na defesa dos interesses de Tocantins, na busca de recursos para o Estado. Durante o período na Câmara dos Deputados, se licenciou em duas oportunidades para ocupar cargos no governo de Tocantins. Foi secretário de Turismo Ecológico e secretário de Governo, nas gestões do ex-governador Siqueira Campos.

Mandato no Senado

A atuação no Senado foi marcada por um caráter municipalista. Agiu com empenho pela construção da Ferrovia Norte-Sul, das hidrelétricas dos rios Araguaia e Tocantins e para levar saneamento básico, esportes, estradas e turismo para as cidades do Estado. João Ribeiro era casado com Cinthia Alves Caetano Ribeiro. Tinha sete filhos. Foi vítima de uma leucemia. O suplente do senador é Ataídes Oliveira (PSDB-TO), que já exerceu o mandato em 2011 e no período de fevereiro a agosto deste ano, durante licenças do titular.

Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar