segunda-feira, 31 de março de 2014

Policial militar viaja para São Paulo com ajuda do senador Sarney

Policial foi atingido por um copo de vidro e corre o risco de perder a visão

Por Caroline Mesquita/Jornal do Dia


O tenente da Polícia Militar, Arlindo Castro, está viajando na madrugada desta segunda-feira (31) para Sorocaba/SP, cidade que é centro de referência em transplante de córnea no Brasil. Ele fará uma avaliação médica no dia 2 de Abril e só depois saberá por qual tratamento será submetido. Entretanto, os custos e despesas estão sendo arcados através de uma campanha que familiares e amigos organizaram para arrecadar dinheiro e ajudá-lo no tratamento. Até agora não há respostas sólidas do poder público para a disponibilização do recurso para o possível transplante de córnea que precisa.  O tenente informou que recebeu a ligação de uma assistente social da Secretaria de Estado da Saúde (SESA-AP) apenas na quinta-feira (27), cinco dias após ter sofrido o ataque que perfurou seu olho esquerdo enquanto estava em exercício da função, durante uma ocorrência de assalto no bairro Perpétuo Socorro. “A assistente me comunicou que abriria um processo para fazer o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e as passagens seriam liberadas somente 15 dias depois. Além disso, seria disponibilizada uma ajuda de custo de R$379 durante oito dias para manter eu e minha acompanhante. Eu não aceitei porque não posso esperar todo esse tempo, corro o risco de ficar cego”, disse o policial militar, adicionando que precisa de um tratamento particular porque seu caso é gravíssimo. “Desde que me atingiram com o copo de vidro no meu olho esquerdo e fiz uma cirurgia que apenas manteve meu globo ocular e levou 50 pontos, corro o risco de perder a visão porque minha córnea foi lesionada. Eu enxergo embaçado. Segundo o médico desenvolvi uma catarata e preciso de um transplante de córnea”, relatou Arlindo contando sobre o fato ocorrido no dia 23 de março.  As passagens de avião foram dadas pelo senador Sarney e o restante são doações recebidas através da campanha. “Colegas da corporação disseram que vão me ajudar também, só estão esperando sair o pagamento do governo. Infelizmente a gente não sabe quando vai sofrer algum atentado a saúde e não fica preparado financeiramente para isso. Estou interessado em quem realmente me ajude para eu tentar recuperar minha visão”, finalizou.

Quem quiser ajudar o tenente Arlindo pode depositar qualquer quantia na Agência: 2825-8 e Conta Corrente: 245.445-9 do Banco do Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar