sexta-feira, 27 de junho de 2014

Sarney participa de convenção em Macapá

capa1 sarney
O senador José Sarney participa, hoje à noite, da Convenção conjunta do PMDB com o PDT, que vai aclamar o ex-governador Waldez Góes como postulante ao Palácio do Setentrião; o vice dele, Papaléo Paes; candidato ao Senado da República e as chapas proporcionais para deputado federal e deputado estadual.
A presença de José Sarney na convenção, anunciada por ele mesmo ao confirmar que não tentará a reeleição, é cercada de expectativas em virtude dos inúmeros pedidos que ele tem recebido para repensar a decisão.
Há quem imagine que na quadra poliesportiva do Santa Inês, o local da convenção, Sarney possa anunciar que sairá novamente candidato para mais oito anos de representação do Amapá no Congresso Nacional.
Desde o primeiro anúncio da desistência o senador tem sido firme na decisão de não mais concorrer a cargo eletivo, alegando a idade, mas principalmente os problemas de saúde que ele e a esposa Marly atravessam, além de apelos da família para não mais continuar.

Opnião - El País
“A democracia não murchou na minha mão”
José Sarney decide não concorrer às eleições ao Senado,
mas isso não significa que o ex-presidente, romancista e poeta
brasileiro deixará de ter influência nas instituições do país
A história do Brasil não poderá ser contada sem o que representaram os 60 anos de vida política do personagem José Sarney, ex-presidente da República, membro da Academia de Letras, romancista e poeta.
Sua decisão de não concorrer, aos 84 anos, às eleições para o Senado, não significa que Sarney deixará de ter influência nas instituições do país, já que é uma daquelas pessoas que nasceram trazendo em seu sangue o doce veneno da política e do gosto pelo poder.
No entanto, sua ausência no Congresso em que militou por mais de meio século não deixará de ser notada. Talvez por essa razão, não só o seu partido (PMDB), como também a presidenta Dilma e o ex-presidente Lula tentaram, até o fim, convencê-lo a não entregar as armas.
Isso significa que Sarney, que foi a ponte entre a ditadura e a democracia, ainda é visto como um elemento-chave na defesa das liberdades civis, da democracia e das instituições republicanas.
"A democracia não murchou em minhas mãos", é uma das frases cinzeladas pelo Sarney político e escritor. E é uma verdade que nem seus críticos mais ferrenhos podem deixar de admitir.
Foi dos lábios do ex-presidente e sociólogo Fernando Henrique Cardoso que ouvi, durante um jantar no Rio com um grupo de políticos e empresários na América Latina, os maiores elogios ao papel fundamental de Sarney em favor da democracia neste país.
Se é verdade que a política é a "arte do compromisso" já que os extremismos de qualquer matiz acabam ferindo a essência da democracia, que representa consenso e diálogo entre diversos, Sarney foi um mestre nessa arte. Não por acaso soube ser intérprete e ponto de referência entre os vários governos pelos quais passou, dos conservadores aos progressistas, algo que só costumam saber levar a cabo os verdadeiros estadistas que conseguem se colocar acima da política com letras minúsculas.
Já ouvi, de pessoas no mundo das letras, que a primeira vocação de Sarney talvez fosse a de escritor.
De meu compatriota, Federico García Lorca, talvez o maior poeta da língua espanhola, disseram que poderia ter sido melhor músico que poeta. Na vida de uma pessoa muitas vezes cruzam-se vocações que podem até parecer antagônicas. No entanto, a poesia que Sarney escreveu na obra Saudades Mortas (2002), quase como um epitáfio, recebeu elogios de ilustres críticos brasileiros como João Cabral de Melo Neto, Ferreira Gullar e Ivan Junqueira:
Passa a borrasca,
a torpe travessia,
esvai-se na onda dissipada.
Renasce a Luz

e de novo espera viver.
Suas memórias que tantos esperam com curiosidade já estão escritas. Elas poderão revelar características inéditas do polêmico e robusto político. E será a história que, com a distância das paixões do momento, acabará revelando o político que não deixou a democracia murchar em suas mãos e ao qual nunca faltou senso de humor, como quando afirmou que poderia conciliar a política com a literatura porque hoje "a política tem muito de ficção".
Sarney, cuja personalidade forte e longa militância política desperta paixões e críticas, às vezes impiedosas, contou-me que gosta de emoldurar as charges mais ferozes contra ele e que sempre manteve relações cordiais com os humoristas, que, diz ele, "sempre se inspiraram no meu bigode".
Neste particular, Sarney se vincula à tradição dos famosos estadistas italianos – antes da chegada do pouco elegante Berlusconi –, que sabiam conviver democraticamente, sem nunca abrir guerras contra a liberdade de expressão, por mais duras que fossem as críticas política contra eles.
poli

Diário do Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar