sexta-feira, 18 de julho de 2014

Senado lança revista sobre espionagem e segurança na internet

O Senado lançou nesta quinta-feira (17) mais uma edição da revista Em Discussão!, que traz como tema a governança global da internet e o sistema de segurança cibernética no Brasil. A edição foi elaborada a partir do trabalho efetuado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Espionagem.
O lançamento foi feito em reunião da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, presidida pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), que também foi o relator da CPI. Para ele, a revista ajuda a divulgar o extenso e minucioso trabalho feito pela Comissão.
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que presidiu a CPI, também ressaltou que a importância de transformar temas complexos em conteúdo acessível para todos.
Já o diretor da Secretaria de Comunicação Social do Senado, Davi Emerich, destacou que o site da revista recebe, em média, 2.200 visitas por dia. Isso se deve, segundo ele, à alta qualidade dos debates promovidos pelos senadores nas comissões.
O editor-chefe da revista, João Carlos Teixeira, destacou o relatório da CPI, que faz  diagnóstico preciso da vulnerabilidade da internet e apresenta propostas para reforçar as redes de informática nacionais e aperfeiçoar o Sistema Brasileiro de Inteligência, responsável por garantir a segurança.
Conforme as conclusões da CPI, os norte-americanos concentram a administração da internet e resistem ao estabelecimento de uma governança global da rede de computadores. Diante da fragilidade das redes públicas e privadas do país, a CPI propôs que o Brasil reforce o sistema nacional de inteligência. Em 68 páginas ilustradas, a revista traz infografias e fotos que ajudam a entender o embate entre liberdade de expressão e controle da informação na internet.
Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar