quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Coluna "Argumentos" - Cléber Barbosa

Sejusp

O fato é que a revolta de um grupo de delegados, que entregaram seus cargos comossionados é sintomático. Tudo bem que poderiam ter se mexido bem antes, fora do período eleitoral, mas tem muita coisa errada lá.

O pacto

Duas propostas de repercussão do pacto federativo – a redução dos encargos das dívidas estaduais e municipais e a repartição do ICMS do comércio eletrônico – poderão ser decididas após as eleições do próximo dia 5.

Mudança

No momento em que o Senado votar a redução dos encargos (PLC 99/2013), a Câmara decide a emenda à Constituição que reparte entre os estados de origem e de destino o ICMS da compra pela internet (PEC 103/2011).

A tempo

O Ibope deve liberar amanhã a terceira rodada de pesquisas sobre a intenção de votos para governador e senador. A dúvida é saber se o desempenho dos candidatos  debate de ontem terá sido observado na pesquisa.

Reforço
cad4
TRE-AP iniciou ontem, a capacitação de 20 acadêmicos da Faculdade Estácio Seama. Os estudantes serão treinados por servidores da área de TI nas dependências do TRE. Os alunos receberão capacitação para trabalharem na manutenção de urnas eletrônicas na eleição.

Palavra é

Lembra da palavra coalizão? Discussão sobre elas ganha força com as eleições presidenciais. Recurso é utilizado pelo governo para conseguir a aprovação de matérias de seu interesse no Congresso Nacional. Para cientista político, coalizões deveriam ser menores e mais homogêneas ideologicamente.

Governabilidade



O professor de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB) Lucio Rennó acredita que o governo poderia funcionar com coalizões menores, pois a maioria dos assuntos não depende de uma votação expressiva como as emendas constitucionais, que precisam de 308 votos na Câmara dos Deputados.

Consequência

“Não são coalizões numerosas que fazem isso; são aquelas bem organizadas, homogêneas ideologicamente, que compartilham ideias e não estão ali por causa de cargos”, completa. Agora cá com os meus botões, penso que são essas coalizões que explicam o inchaço de ministérios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar