segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Coluna "Argumentos" - Cléber Barbosa

Deu 12

Waldez Góes é o governador eleito do Amapá, para seu terceiro mandato. Foi uma vitória realmente histórica, valorizada pelo fato de estar sem mandato há quatro anos, quando seus adversários já o tinham como carta fora do baralho. Resistiu bravamente e venceu.

Sai o 40

Camilo reconheceu a derrota, disse que vai respeitar a vontade do povo e que deseja sorte ao vencedor. Mas, ao seu estilo, anunciou que a partir de janeiro vai estar na trincheira da oposição, cobrando as promessas.

Estrada

Na primeira entrevista coletiva, Waldez disse que vai percorrer o estado inteiro novamente, agora para agradecer o apoio popular. Depois disse que voltará a Macapá para tratar da transição do governo.

De fato

O novo governador disse que não vai esperar tomar posse para trabalhar. Disse que o Amapá terá mais dois meses de estiagem e a BR 156 precisa receber ações imediatas para evitar atoleiros no início do ano.

Elo

Outro anúncio importante feito por Waldez foi de que no relacionamento com os poderes será acima de tudo um legalista. “A Constituição diz que cabe ao Executivo fazer a mediação entre esses entes”, disse.

Humano
cad4
Waldez tem um enorme desafio pela frente, o de atender a gigantesca expectativa do povo em dias melhores. Mas carrega características que vão ajudar muito. Gosta de cuidar das pessoas e não nos parece caricato quando troca esse tipo de carinho com gente como essa idosa.

O cara

Outro personagem deste fatídico 26 de outubro foi Sarney. Quando anunciou que não disputaria nova eleição, disse que a política andava desestimulante. Mas ontem, nas entrevistas que concedeu, demonstrou estar mesmo é magoado com a maldade de alguns adversários. E os ataques sofridos.

O desabafo

Sarney chegou a elevar o tom das respostas dadas. Ratificou que a vitória de Waldez foi uma resposta “para aqueles que querem me ver pelas costas”. Depois disse que a única explicação para aquilo que chamou de infâmia contra ele, só pode ser explicada pela inveja. Tem longeva e brilhante carreira política e literária.

O líder

Indagado por jornalistas sobre o papel de Sarney no Amapá, Waldez disse que era a mais expressiva liderança que o Amapá já teve na história. “E o nosso estado nunca mais terá um senador que tenha seja membro da Academia Brasileira de Letras e ex presidente da República”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar