quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Coluna "Argumentos" - Cléber Barbosa

Valores

Na renovação da bancada do Amapá na Câmara estamos perdendo bons quadros, isso é verdade, mas também a oxigenação é producente. Estão chegando políticos com todo gás e que têm tudo pra arrebentar, como a professora Marcivânia e o delegado Marcos Reátegui.

Perfis

Ainda sobre a nova bancada: terá a chegada de políticos experimentados como Roberto Góes. Os únicos reeleitos são Janete e Vinícius. Os estreantes, Jozi, Abdon e Cabuçu, chegam com um balaio de votos.

Reatamento

Muitos aliados de Waldez Góes esperavam ver Jorge Amanajás como seu vice. Mas a parceria não rolou. Ele manteve candidatura própria, mas agora no segundo turno estarão novamente juntos no mesmo palanque.

Tabuleiro

O PSB de Camilo reluta, mas é quase certo que está perdendo o PT como aliado. Atenções se voltam a outras legendas, como o PCdoB, de Milhomen. Acordos são na base de promessas de futuras secretarias de estado.

Espaço

Ainda sobre os camaradas do PCdoB: a coluna apurou que um dos caciques da legenda, Pingarilho, que virou suplente de deputado, poderá ter seu lugar ao sol, por assim dizer. Seria a promessa de assumir.

Tecnologia
COLUNA
Lembra que houve um desabamento de barragem na mina de Itabirito, em Minas Gerais? Pois é. Agora estão contratando serviços de um radar para evitar novos acidentes. Por aqui, no porto da Anglo, até no olhômetro dava pra ver que havia sobrecarga, diz um geólogo ouvido pela coluna.

Números

O PT elegeu 70 federais e terá novamente a maior bancada da Câmara dos Deputados, no ano que vem. Em segundo lugar, vem o PMDB, com 66 deputados. Apesar de ter garantido as duas maiores bancadas, os dois partidos elegeram menos deputados do que em 2010. PT perdeu 18 vagas, PMDB, cinco.

Texto

Jornalista Fernando César Mesquita escreve artigo “O papel de Sarney”. Em certo trecho vaticina: “Se existe alguém com um rico histórico de contribuições à consolidação dos valores democráticos é o senador José Sarney. No registro de sua vida não há atos que o desabonem, e desafio que provem o contrário”.

Servidor

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira, 7, o texto original da Medida Provisória 650/14, que concede reajustes de 15,8% a agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal. O texto prevê ainda aumento aos peritos federais agrários. Categoria, claro, agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar