quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Eleições 2012: Candidatos ao governo debateram propostas ao vivo na TV Amapá

Debate aconteceu nesta terça-feira (30). O jornalista Roberto Paiva, da TV Globo São Paulo, mediou o confronto de ideias entre os candidatos a governador.


A TV Amapá realizou na noite desta terça-feira (30) o último debate com os candidatos ao governo do estado, antes do primeiro turno das Eleições, marcado para este domingo, 5. O encontro durou cerca de uma hora e meia e foi mediado pelo jornalista Roberto Paiva, da TV Globo São Paulo, que conduziu pela terceira vez um encontro de candidatos ao governo amapaense. O confronto entre os concorrentes também foi transmitido ao vivo pelo site de notícias G1. “A preparação para mediar o debate ocorreu com o reforço no estudo das regras e busca de conhecimento sobre os candidatos. Apesar de estar pela terceira vez no Amapá, cada debate é sempre diferente em relação ao outro”, avaliou Paiva. Para o gerente de jornalismo da TV Amapá, Arilson Freires, o debate serviu como um momento de auxílio ao eleitor que ainda não definiu seu voto. “Na ocasião, a pessoa consegue identificar o concorrente que foi melhor no confronto direto, para escolher o voto. Os candidatos também tiveram a oportunidade de falar com todos os eleitores do Amapá porque o sinal da emissora consegue alcançar os 16 municípios”, frisou Freires. Em encontro com as assessorias dos candidatos, ficou acertado que cinco dos sete concorrentes ao governo do Amapá iriam participar do evento. 


Foram convidados Wlade Góes (PDT), Bruno Mineiro (PTdoB), Camilo Capiberibe (PSB), Jorge Amanajás (PPS) e Lucas Barreto (PSD). Décio Gomes (PCB) e Genival Cruz (PSTU) tiveram entrevistas compensatórias de um minuto e meio, cada um, no Jornal do Amapá. Ficou acertado também que cada concorrente deveria estar na emissora uma hora e meia antes do início do confronto. O não comparecimento 15 minutos antes de começar o debate implicaria em ausência do participante. O debate foi dividido em cinco blocos. No primeiro e terceiro, os candidatos puderam fazer perguntas entre si, de tema livre. No segundo e quarto, os participantes responderam a questionamentos dos adversários, conforme um dos 15 temas sorteados pelo mediador. No quinto bloco eles tiveram espaço para suas considerações finais. Em todos os blocos de confronto direto entre os candidatos, a ordem das perguntas foi sorteada em uma reunião antes do debate, na própria sede da emissora. Cada candidato teve o direito de fazer uma pergunta e responder a no máximo duas, dos concorrentes. Os participantes tinham 30 segundos para perguntas, um minuto e meio para respostas e um minuto para réplica e tréplica, cada. O candidato podia solicitar direito de resposta quando um adversário o citasse de maneira ofensiva. O direito de resposta era de um minuto e ficou a cargo do mediador concedê-lo ou não, auxiliado pelo departamento jurídico da emissora. Na edição desta quinta-feira A Gazeta traz ampla reportagem sobre o resultado do debate e sobre o desempenho de cada candidato durante o evento. (A Gazeta com G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar